30/08/2023, 21:41
Projeto capacita professores de Escolas Públicas com técnicas inovadoras
A leitura e a escrita são habilidades essenciais à construção do pensamento crítico e interpretativo do ser humano. Desenvolve a capacidade intelectual e insere o leitor em um mundo com tantos desafios. Essa percepção motivou a realização do projeto Conversa Por Escrito. Realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal – FAC-DF, a iniciativa que já passou por regiões administrativas do Distrito Federal, chegou em agosto na região do Guará. Por lá, serão oferecidas oficinas de leitura e produção de textos para professores do 5º ao 9º anos. E nesta quinta-feira, dia 31 de agosto, acontecerá a aula de encerramento do projeto, das 8h às 12h, na Regional de Ensino do Guará (QE 38 – Área Especial D). Todas as oficinas foram gratuitas e livres para todos os públicos. O projeto educativo visou abarcar profissionais de educação das Regiões Administrativas de Taguatinga, Arniqueiras, Vicente Pires, Águas Claras e Guará. Gratuito
OBJETIVO
O principal objetivo das oficinas é/foi difundir técnicas de leitura e de produção de texto a professores da rede pública de ensino do DF, como forma de motivar e incentivá-los como agentes de transformação em suas escolas e cidades para atingir, posteriormente, o maior número de alunos possível.
À frente do projeto está o escritor J. Simões (José Ferreira Simões), bacharel em Letras, mestre e doutor em Educação, com uma longa carreira em docência tanto na rede pública do Distrito Federal como em universidades particulares (Universidade Católica de Brasília e UniEuro).
J. SIMÕES
J. Simões Tem vasta experiência pedagógica. Percorreu vários caminhos literários e publicou 22 livros impressos, 11 E-books.
O escritor acredita na produção escrita como ferramenta de transformação do indivíduo em todas as suas esferas: pessoal, profissional, familiar e social. “O propósito é ajudar os professores a retransmitirem conhecimentos e estimularem a escrita de autores jovens. Nosso projeto visa formar escritores acadêmicos e artísticos, além de criar um público interessado pela leitura de escritores regionais dos mais diferentes estilos”, diz o doutor.
A metodologia de ensino proposta é a experimentação prática, “o aprender a fazer – fazendo”, por meio de exercícios e diálogos explicativos sobre o que é ler e escrever, com apresentação de técnicas de leitura e escrita, presencial e eletrônica, com exibição de áudios e vídeos.
“Queremos promover uma rede em “bola de neve” para a multiplicação do conteúdo que, inicialmente, será transmitido por meio dos conhecimentos a professores das escolas públicas de Ensino Fundamental, para que possam ensinar o que aprenderam a seus alunos, atuando como agentes multiplicadores de estratégias, conteúdos e metodologias aprendidas”, afirma.
Serviço: Projeto Conversa Por Escrito capacita professores de Escolas Públicas com técnicas de escrita criativa e leitura, visando à transmissão de conhecimentos a alunos e o estímulo à formação de uma nova geração de escritores.
Datas: 31 de agosto, quinta-feira
Das 8h às 12h, na Regional de Ensino do Guará (QE 38 – Área Especial D).
Mais informações: (61) 99274-3917 e