16/11/2024, 14:34
Projeto ‘Cinema Documental: Cultura da Inclusão’ oferece oficinas gratuitas de audiovisual
De 26 de novembro a 13 de dezembro, a Escola Urso Branco, localizada no Núcleo Bandeirante, em Brasília (DF), receberá o projeto “Cinema Documental: Cultura da Inclusão” com oficinas e palestras voltadas para pessoas que desejam explorar o universo do audiovisual.
A programação conta com aulas de Direção de Fotografia, com Filipe Duque; Captação de Som, ministrada por Olivia Hernández; Edição, com André Cardoso; Direção, conduzida por Daniel Tancredi; Roteiro, com Gabriela Rodrigues; Produção, com Liana Farias; Direção de Arte, com Luana Wernik; e Finalização de Som, com Débora Zimmer. A carga horária de cada oficina é de nove horas, com atividades de segunda a sábado, nos turnos matutino e vespertino.
Todos os participantes receberão certificado ao final do curso e terão a oportunidade de colaborar na produção de um mini documentário, que será exibido no evento de encerramento. Um curso online sobre Filmmaker independente, que trabalha na produção de filmes com pouca ou nenhuma interferência de grandes estúdios de cinema, também estará disponível para aqueles que participarem do projeto.
“O projeto oferece oficinas que cobrem todas as etapas de produção de um documentário, culminando na realização de curtas-metragens. Os participantes serão divididos em grupos e cada equipe desenvolverá um filme completo, assumindo funções técnicas específicas”, explica o idealizador do projeto, o cineasta Filipe Duque, que possui mais de 20 anos de experiência no audiovisual.
Inscrições
As inscrições estão abertas e seguem até o próximo domingo, 17 de novembro. Interessados podem se inscrever pelo formulário online (https://bit.ly/inscricaooficinasdoc) ou enviar um e-mail para producaoworkshopdoc@gmail.com.
O projeto é destinado às pessoas que têm interesse em conhecer mais sobre o audiovisual, bem como a interessados em aprofundar seus conhecimentos no cinema documental. As inscrições de pessoas com deficiência terão prioridade. A idade mínima para participar é de 15 anos.
Encerramento e Exibição
No dia 13 de dezembro, o evento de encerramento trará palestras sobre acessibilidade, inclusão e diversidade cultural no audiovisual, além da exibição dos mini documentários produzidos pelos alunos.
Filipe Duque destaca a importância do projeto: “As oficinas são uma oportunidade única para quem quer aprofundar seu conhecimento e explorar o próprio potencial criativo em várias áreas do audiovisual. Reunimos especialistas e interessados em uma troca prática e colaborativa, abrindo portas para novos talentos e fortalecendo a produção cultural local. Esse é um passo importante para o desenvolvimento de vozes autênticas no cinema.”
O projeto é uma realização da Firma Abacaxi e Capacita, com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) e apoio da Escola Urso Branco.
Serviço:
Oficinas de Capacitação em Audiovisual
Período: 26 de novembro a 13 de dezembro
Local: CEM Urso Branco
Endereço: 3ª Avenida ae 04 Praça Oficial – Núcleo Bandeirante