27/12/2022, 18:44
Projeto de Fotografia e Audiovisual ressignifica espaços urbanos
O crescimento da população e o consequente espraiamento das manchas urbanas, muitas vezes de forma desordenada, torna as cidades áridas e carentes de espaços verdes. Além dos prejuízos ambientais, distancia as pessoas do contato com a natureza.
Como forma de apresentar uma ressignificação a áreas edificadas, com expressivo adensamento populacional, os diretores artísticos Lainha Loyola e Gustavo Letruta conceberam o Natureza Urbana. Projeto fotográfico e audiovisual com o singular propósito de alterar a paisagem urbana por meio da projeção de imagens de natureza em fachadas de edifícios e obras em construção.
Observando a cidade, Loyola e Letruta, dupla de criativos com outros projetos em parceria já realizados, desejaram provocar o reencontro da natureza no ambiente urbano. Pensaram, portanto, em narrativas visuais sobre recriação de natureza a partir da arquitetura da cidade e, com isso, repensar a identidade urbana.
As intervenções com as projeções em still, estáticas, ou de cenas em movimento serão registradas para compor uma mostra expositiva, com 30 fotos e cinco vídeos, que irá circular por Escolas Públicas e CEU das Artes no Riacho Fundo e Recanto das Emas. As duas RAs que receberam as projeções. O primeiro espaço a receber a mostra é o CEU das Artes, do Recanto das Emas, onde fica em cartaz até 9 de janeiro de 2023.
Fazer chegar ao público jovem, “é provocá-lo a reconhecer a importância de mais verde no cinza da cidade”, discute Loyola. Posterior à circulação da mostra, será produzido um minidocumentário do projeto, com vistas a ampliar o público impactado.