Menu

19/03/2020, 09:00

Projeto educacional de incentivo à leitura em Ceilândia

Preocupada com uma queda no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a diretora da Escola Classe 01 de Ceilândia, Keila Cristina de Araújo, resolveu partir em busca de soluções para melhorar os resultados. Com a criação do Stop, Leia, ela acreditava poder estimular a leitura, melhorando, consequentemente, o rendimento escolar. Com o apoio do Home Center Castelo Forte, o projeto pode se tornar realidade e a sala de leitura da escola reinaugurada na última terça-feira (10).

Uma das características do projeto é que os alunos podem levar um livro para casa todos os dias, com o intuito de lerem junto com os seus familiares. Para isso, foram entregues durante o evento 500 sacolas personalizadas pela Castelo Forte, onde serão colocados os livros. “Os alunos passaram a ter interesse por literatura, melhoram a desenvoltura e ajuda em sala de aula, melhorando escrita e interpretação de texto, por exemplo”, explica a diretora da escola.

Dentro do projeto, também está previsto o momento Stop, Leia, onde todas as sextas-feiras alunos e servidores param tudo que estão fazendo para ler um livro, além de contar com leituras em grupos, dentro da sala de leitura. O projeto, que teve início no começo de 2019, atende 470 alunos. “Apoiamos essa iniciativa desde o inicio com muito carinho porque acreditamos nos benefícios que ele está trazendo para alunos, servidores e para as famílias como um todo”, afirma Bosco Almeida, coordenador de marketing da Castelo Forte.

O grupo Castelo Forte também contribui com outras atividades da escola, como formatura dos alunos, feira do livro, além de projetos de iniciativa de outros parceiros. 

Só em Ceilândia o grupo já atendeu projetos voltado para a arte, com a doação de instrumentos para orquestra musical; eventos religiosos, em parceria com as paróquias e com as igrejas evangélicas, entre outros. “Procuramos sempre contribuir com projetos socialmente relevantes nas comunidades onde a Castelo Forte está inserida”, completa Vicente.