14/02/2019, 00:28
Projeto Entrecruzados lança livro e videodança documental
Dança, literatura, filosofia, música, tecnologia. Uma mistura que deu certo. Idealizado pela coreógrafa, diretora e bailarina brasiliense Laura Virgínia e pela fotógrafa e produtora Luísa Lemos, o projeto Entrecruzados partiu da ideia de misturar as artes com o avanço tecnológico da internet, que a cada dia faz mais parte da vida social e privada. Após ser apresentado e registrado ao vivo no Rio de Janeiro e na capital federal, em 2018, o projeto será lançado em formato de videodança documental e em livro no dia 22 de fevereiro, sexta-feira, às 20h30, na Galeria deCurators (412 Norte). A entrada é franca. Livre para todos os públicos.
Artistas e apreciadores vão poder conferir, no local, a dança que ganhou forma por meio de textos, poesias e música. E vice-versa, já que os textos também foram escritos, na hora, de acordo com os movimentos dos bailarinos. As apresentações, os ensaios virtuais, o processo de criação do projeto e as entrevistas com os participantes deram origem à videodança documental que será exibido.
Para coroar o sucesso do projeto, Laura Virgínia e Luísa Lemos irão ainda oferecer um livro com textos registrando todo o processo e seu resultado. O livro será distribuído gratuitamente. Quem não for ao evento mas quiser adquirir, basta solicitar pelo e-mail entrecruzadoscontato@gmail.com. A videodança documental também estará disponível pelo site: www.entrecruzados.com.br.
Entrecruzados, como o nome sugere, faz o cruzamento das artes com a tecnologia. O improviso e os encontros virtuais deram ainda um ineditismo para a performance, que teve que ser debatida à distância, já que os participantes moram em locais distintos. Os encontros por meio da internet permitiram às dançarinas brasilienses Laura Virgínia e Soraia Silva se encontrarem com a dançarina carioca Mariana Pimentel. O filósofo Hilan Bensusan deixou ainda suas conotações e percepções sobre os improvisos com base no que viu e sentiu. Para complementar, o escritor português Gonçalo M. Tavares participou dos ensaios virtuais e das apresentações com o seu livro O Atlas do Corpo e da Imaginação.
………………….
Serviço
Projeto Entrecruzados lança vídeo dança documental e livro
Data: 22 de fevereiro de 2019 (sexta-feira)
Local: Galeria deCurators (412 Norte)
Horário: 20h30
Entrada gratuita
Classificação livre
Informações: entrecruzadoscontato@gmail.com