26/11/2019, 08:29
Projeto leva usuários para avaliar o transporte público
Tempo de espera, lotação e insegurança estão entre as principais reclamações dos usuários de transporte público rodoviário do DF. Durante os três primeiros meses do projeto “Como anda meu ônibus”, mais de duas mil pessoas responderam à pesquisa para avaliar os ônibus da capital. Dessas, 1,7 mil complementaram as respostas com críticas, elogios e sugestões para melhoria do serviço. Os usuários também demonstraram insatisfação com o preço da passagem (70%). Documento foi apresentado na sede do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT).
Dos respondentes, 52% são mulheres, entre 21 e 30 anos, com Ensino Médio completo ou Ensino Superior incompleto; 60% ganha até três salários-mínimos; 63% não utiliza gratuidade; 70% depende do ônibus para se locomover. Metade dos usuários leva de uma a duas horas para chegar ao destino. Cerca de 68% avaliou como ruim ou péssima a segurança do trajeto até parada de ônibus e 60% dentro dos ônibus.
Também teve elogios. O atendimento dos motoristas e cobradores, bem como o sistema de integração foram elogiados pelos usuários. Esse último apontado como uma boa melhoria para a qualidade de vida das pessoas. O documento tem 75 páginas e traça o perfil dos usuários e de uso do transporte público coletivo. O questionário é dividido em cinco partes: tempo de viagem, segurança, estrutura e qualidade do serviço, atendimento e Sistema de Bilhetagem Automática (SBA). Clique aqui para preenchê-lo.
De agosto a outubro de 2019, integrantes do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) e do Instituto de Fiscalização e Controle (IFC), com o apoio de voluntários, fizeram oito blitzen para divulgar o projeto de auditoria cívica na Rodoviária do Plano Piloto, Recanto das Emas, Ceilândia, Samambaia, Santa Maria, Taguatinga, W3 Sul e Universidade de Brasília, campus Darcy Ribeiro.