25/04/2024, 22:20
Projeto Ópera na cidade se aproxima do público
A ópera e o papel da mulher na música sob o olhar de artistas do DF. Essa é a premissa da websérie em 10 episódios “Ópera na Cidade”, que explica a trajetória e a importância do gênero operístico a novos públicos e revela o talento de mulheres instrumentistas atuantes no DF. “Ópera na Cidade” é uma websérie em 10 episódios que visa a promoção e democratização da Educação Musical. O projeto, que conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do DF, é dividido em quatro blocos:
No bloco “ENTENDENDO A MÚSICA”, o Maestro Matheus Avlis de Sousa apresenta um recorte histórico e social da evolução do conceito de Música em diferentes épocas e culturas.
No bloco “POR DENTRO DA ORQUESTRA”, o público conhecerá 10 mulheres instrumentistas atuantes no Distrito Federal que contam sobre sua trajetória na música – como começaram, como se formaram, os caminhos profissionais e os desafios de ser mulher instrumentista em uma sociedade marcada pela falta de oportunidades igualitárias entre mulheres e homens.
No bloco “LIVE RECITAL”, cada uma das 10 mulheres instrumentistas apresenta performances de peças solos em seus instrumentos, indo da música clássica à música popular, desde uma música celta tocada na Harpa, passando por minuetos de Bach até um samba de Noel Rosa tocado no trombone. No bloco “ÓPERA NA CIDADE”, o público terá informações sobre a história, a evolução e a produção da Ópera no Brasil e no mundo.
Visando a inclusão sociocultural, bem como, o aprimoramento técnico das áreas de produção cultural, produção criativa e educação estética dentro do gênero da música de orquestra e ópera, “Ópera na Cidade” tem como objetivos promover a educação musical, formar público consumidor de produções de música sinfônica e ópera do DF, introduzir o universo da música sinfônica e operística ao público proveniente de todas as regiões administrativas do DF por meio da divulgação dos conteúdos deste projeto, sem custo ao público, em plataformas como YouTube e Instagram e divulgar as principais produções e festivais de música e ópera do DF e dos demais estados brasileiros, fortalecendo a noção de herança cultural e recuperar os espaços para a fruição da música clássica, tornando-a mais atual e gerando aproximação com o público.