Menu

16/08/2019, 07:19

Proposta do MEC para gestão de universidades recebe críticas em audiência

Participantes de audiência pública na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados criticaram a proposta do Ministério da Educação (MEC) de possibilitar a realização de parcerias entre a União, as universidades e as organizações sociais para gestão de universidades, e estimular as instituições a captarem recursos próprios para sua manutenção.

Trata-se do Programa Future-se, apresentado em julho pelo MEC e disponibilizado para consulta pública até 29 de agosto. Mais de 50 mil pessoas se cadastraram na consulta, e um projeto de lei sobre o assunto deverá ser enviado em breve ao Congresso Nacional.

Na audiência, deputados, representantes de universidades, professores e estudantes disseram que o projeto poderá levar a uma privatização das universidades públicas, com degradação do trabalho de professores, principalmente da área de humanas, e prejuízo para as regiões mais pobres do Brasil.

O Future-se, segundo Lima Junior, dará mais segurança jurídica para que as universidades possam captar recursos e trabalhar com organizações de apoio. O foco, acrescentou, serão os resultados, visando ao mercado e à posterior empregabilidade dos alunos. “O objetivo é que a gente forme não apenas bons empregados, mas bons empreendedores. Em vez de o aluno ir para o Vale do Silício, fazer com que tenhamos vales do silício tropicais”, disse em referência ao grande centro de tecnologia na Califórnia (EUA).