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10/11/2021, 20:06

Propostas alternativas para agilizar atendimento no Cadastro Único

Debater com a população a possibilidade de ampliar o atendimento para quem precisa preencher ou atualizar o Cadastro Único, por meio da contratação de entidade parceira para dar agilidade na execução do serviço. Esse foi o objetivo de uma audiência pública promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). As contribuições vão servir de base para a elaboração de um edital de chamamento público para contratação da Organização da Sociedade Civil (OSC) que vai executar o serviço. O edital do certame será publicado nos próximos dias. Cerca de 140 pessoas acompanharam a audiência pública virtual.

A entidade selecionada fará a implantação, manutenção e prestação de atendimento ao cidadão, mediante entrevista padronizada de famílias de baixa renda residentes no Distrito Federal, encaminhadas pela Sedes para atualização cadastral ou nova inscrição na plataforma on-line do Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal. “A ideia de contratar uma OSC é viabilizar e acelerar esse serviço, já que a organização vai empregar mão de obra exclusivamente para esse trabalho. A Sedes já nomeou quase 500 novos servidores do último concurso, mas eles não exercem exclusivamente essa função”, explicou o coordenador de Gestão de Transferência de Renda e Cadastro Único da Sedes, Guilherme Aleixo, durante a audiência pública.

“Além disso, por uma restrição orçamentária, os novos servidores trabalham 30 horas semanais e têm outras atribuições dentro da secretaria, também prioritárias no atendimento a famílias em vulnerabilidade social”, ressaltou o gestor, respondendo a questionamentos de participantes durante a reunião. No Distrito Federal, o Cadastro Único é gerido pela Sedes. Segundo dados de setembro de 2021, o DF tem, atualmente, 186.862 famílias inscritas no Cadastro Único.