Menu

20/03/2023, 19:55

Qualificação em Cultura: projeto oferta cursos profissionalizantes e gratuitos

Jovens das comunidades do Paranoá e Itapoã poderão participar de forma gratuita do projeto Itanoá – Periferia em Cena. A iniciativa que conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal – FAC/DF oferecerá um curso de teatro para adolescentes (a partir de 14 anos) e adultos interessados das cidades do Paranoá/DF e Itapoã/DF. O projeto visa auxiliar no desenvolvimento pessoal e na integração social dos atendidos e busca fortalecer a cultura de solidariedade entre os membros das comunidades por meio da Arte Cênica.

As inscrições gratuitas já estão abertas e podem ser feitas pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScod6QvuYIt2zbhx_upeydrADNpPkLGznmlJPSK5C6poKPTHg/viewform,  As aulas acontecerão sempre às terças e quartas, das 19h às 22h, no CEDEP  – Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá (QD 9 – Área Especial). Gratuito. O curso é direcionado para pessoas com a partir de 14 anos.

E os alunos poderão estudar com diretores/atores reconhecidos do Distrito Federal.  As atividades serão conduzidas pelo professor Jefferson Leão, contando com o auxílio da diretora/atriz Silvia Paes, Mestre em Teatro do Oprimido (UnB), e do Doutor em Literatura e Teatro, Roberto Medina, que conduzirão módulos durante o curso. O premiado ator Elder de Paula será o monitor.  

Professor e ator, Jefferson Leão entende que quando o jovem descobre o seu potencial e passa a acreditar em si, através da arte, começa a ter uma nova visão do mundo que o cerca e pode chegar muito mais longe do que imagina. “O curso de teatro age na contribuição para a formação da consciência crítica e intelectual, estabelece conceitos de liderança, trabalho em equipe e disciplina, que são estimulados de maneira a tornar indivíduos mais solidários e com sentido de cooperação”, afirma. A iniciativa tem apoio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC/DF).

Ainda de acordo com Jefferson Leão, o teatro pode contribuir também na autoestima, controle da timidez, respeito ao próximo, tolerância, senso de coletividade, respeito às regras. Auxilia no combate à evasão escolar e a conscientizar sobre o uso de drogas e criminalidade numa região de vulnerabilidade social.

Curso –  O curso Itanoá terá 56 encontros que acontecerão durante seis meses, a partir de 28 de março, no espaço CEDEP – Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá (Quadra 09, Conjunto D – Área Especial).

A iniciativa terá emissão de certificado de participação e montagem de espetáculo ao final, a ser apresentado no Paranoá. No decorrer do curso, outros sete professores/artistas serão convidados para realizarem aulas específicas, contribuindo com o processo de montagem do resultado criativo do projeto. Gratuito, para até 20 participantes.

Apesar de já ter existido grupos de teatro na cidade do Paranoá, inclusive os que o próprio proponente fez parte, não acontece a multiplicação continuada de agentes no campo do teatro por meio de atividades formativas.