Menu

05/08/2019, 08:21

“Quilombo da Liberdade, raízes” circula por quatro regiões do DF

A caravana do Centro Cultural e Social Grito da Liberdade dá continuidade aos trabalhos de 2019, circulando entre agosto e setembro com a 9ª edição do projeto “Quilombo da liberdade, raízes”.  A caravana apresenta teatro, dança e oficina de capoeira por quatro regiões administrativas do Distrito Federal, em Ceilândia, Samambaia, Taguatinga e Recanto das Emas.

A montagem aborda aspectos da história da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional. O intuito é que, a partir do espetáculo, haja uma reflexão sobre a condição do negro na época da colonização e a de hoje, e o papel desse povo na formação da identidade brasileira.

Serão contempladas quatro escolas em cada região administrativas, totalizando 16 escolas e cerca de 15 mil alunos ao total do projeto. A caravana tem início no dia 5 de agosto, no Centro de Ensino Médio 02 de Ceilândia.

O espetáculo leva ao público mitos e ritos dos afrodescendentes numa mescla de capoeira regional e angola e das danças de puxada rede, dança do bastão e maculelê, em que os negros são protagonistas.

A peça é também uma reverência a mitologias africanas, explorando as técnicas de manipulação corporal, com uma linguagem artística de figurinos que resgatam a ancestralidade e coreografias que desafiam o limite do corpo humano, um encontro de corpo e alma. As danças são embaladas ao som de berimbaus, agogôs, atabaques, pandeiros e reco-reco, e trazem histórias reais e fictícias transmitidas pela cultural oral de raiz africana numa surpreendente cena.