Menu

17/08/2020, 21:27

Rede Pública de Saúde tem 421 voluntários profissionais

Quatro anos após a regulamentação do trabalho voluntário na Rede Pública de Saúde do Distrito Federal, mais de 5 mil pessoas já atuaram nesse segmento. Em 2016, a medida regularizou a situação dos voluntários sociais atuantes na época e abriu as portas para o Voluntariado Profissional. Hoje, essa modalidade é vista por muitos como a porta de entrada para o mercado de trabalho e possui 421 pessoas atuando na Secretaria de Saúde.

A maior parte dos voluntários profissionais atua na área de saúde, sendo a enfermagem a especialidade com maior número de voluntários. A Gerência de Voluntariado (Gevol) é a responsável pelas diretrizes e orientações do trabalho nas unidades. O serviço é pautado pela vontade do cidadão em ajudar e se sentir altruísta com a sua atividade em relação ao próximo.

São trabalhos que compreendem desde o corte de cabelo em um paciente até serviços na área médica. Com a pandemia de Covid-19, o Governo do Distrito Federal fez um chamamento público para voluntários e vários profissionais apresentaram-se para atuar nas unidades.