01/08/2018, 11:10
Reflexos da Copa no comércio local
O comércio brasiliense teve uma queda de -16,88% nas vendas durante a Copa do Mundo de 2018 na comparação com o mesmo período da Copa de 2014. O levantamento é do Instituto Fecomércio. Foram entrevistadas 374 empresas de 26 segmentos do comércio e serviços, entre 16 e 20 de julho, após a realização do campeonato mundial de futebol.
Na opinião do vice-presidente da Fecomércio-DF, Edson de Castro, o resultado demonstra um desempenho bem abaixo da expectativa do empresariado antes do evento esportivo. Os lojistas estavam esperando um movimento semelhante ao da Copa do Mundo de 2014. “Alguns segmentos registraram boas vendas, como o de bares e restaurantes, comércio de bebidas e padarias. Mas, comparado com o período de 2014, quando fomos anfitriões e recebemos vários turistas, as vendas não foram como o esperado, por isso o resultado negativo”, explica.
O levantamento aponta também que um dos fatores que influenciou o baixo consumo foi a dificuldade de muitos lugares em liberar suas equipes em períodos de expediente, mantendo-os nos serviços e consequentemente desaquecendo as comemorações familiares.