Menu

10/09/2020, 22:00

Restaurantes comunitários serviram mais de 4,7 milhões de refeições em 2020

De janeiro a agosto deste ano, os 14 restaurantes comunitários do DF entregaram mais de 4,7 milhões de refeições. Nesse total estão incluídas as marmitas oferecidas à população em risco social a partir de março, quando as unidades suspenderam atendimento presencial e passaram a entregar número ilimitado de quentinhas, como forma de evitar aglomeração e a disseminação do novo coronavírus.

Segundo balanço divulgado nesta quarta-feira (9) pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), os restaurantes comunitários mais demandados no último mês foram o de Samambaia, que entregou 56.544 marmitas; o de Planaltina, 55.196; o de Ceilândia, 52.788; o do Riacho Fundo II, 49.743; e a unidade de Brazlândia, que distribuiu 43.245 quentinhas em agosto.

“Os dados comprovam que, mesmo durante a pandemia, nossas unidades não pararam e mantiveram o atendimento à população em situação de vulnerabilidade social. Mostra que a estratégia de entregar número não limitado de marmitas foi acertada. Com as quentinhas, o usuário pode levar a quantidade adequada para alimentar a família, e ainda comprar refeições para amigos e vizinhos”, ressalta a subsecretária de Segurança Alimentar e Nutricional, Karla Lisboa

O Distrito Federal tem 14 Restaurantes Comunitários que oferecem as refeições, ao custo de R$ 1,00. O serviço de segurança alimentar e nutricional do DF garante, principalmente, aos trabalhadores de baixa renda e à população em situação de vulnerabilidade social, acesso a alimentação adequada, sempre respeitando as características culturais e hábitos alimentares da região.