18/10/2019, 09:48
Sábado (19) é o Dia D de vacinação contra sarampo
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal segue vacinando contra o sarampo crianças com idade entre seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), conforme recomendado pelo Ministério da Saúde. A campanha destina-se a atualizar o cartão de vacina com a Tríplice viral que, além de proteger contra o sarampo, também é eficaz contra rubéola e caxumba.
Segundo dados parciais da Gerência da Imunização da Saúde, nos primeiros dias da campanha, realizada de 7 a 10 de outubro, das crianças que compareceram às unidades, apenas 35,6% precisaram ser vacinadas.
“O balanço é positivo. Essa campanha não tem meta. Por isso, fazemos sempre uma análise para avaliar se conseguimos atingir o maior número de crianças não vacinadas”, analisa a gerente de Imunização da Saúde, Renata Brandão. “Esse percentual de 35,6% não é ruim. Se temos um número baixo de crianças vacinadas, isso é um sinal de que elas estavam com a situação vacinal em dia.”
Nesta campanha, foi intensificada a dose zero, uma medida preventiva ao aumento de casos de sarampo em crianças abaixo de um ano de idade. Em surtos nacionais anteriores, foram os menores de um ano que evoluíram para casos mais graves e óbitos, segundo o Ministério da Saúde. Mas, no surto atual, há óbitos de crianças em São Paulo e Pernambuco.
Pela faixa etária, do início da campanha até o dia 10 de outubro, o percentual de crianças abaixo de um ano que compareceu e que foi vacinada chegou à marca de 61,85%. Na faixa de um ano, o percentual foi de 58,26%.