13/07/2020, 22:01
Saiu o calendário de volta às aulas nas escolas públicas
Pelo decreto, escolas, universidades e demais instituições da rede pública de ensino podem reabrir em 3 de agosto. Na data, os professores começarão a ser testados para covid-19, o que deve seguir até 14 de agosto.
Entre 17 e 28 de agosto, os servidores farão a ambientação presencial, com formação para protocolos de segurança. Quem se enquadrar no grupo de risco, como idosos e portadores de comorbidade, não retornará. O mesmo vale para quem apresentar sintomas de covid-19.
Professores que não retornare na data prevista às atividades presenciaisvão trabalhar em plataforma on-line ou por material impresso.
Depois desse período, terá início a volta dos estudantes, feita em etapas. Os primeiros a retornarem serão os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), e da educação profissional, em 31 de agosto. Em 8 de setembro, é a vez dos estudantes de ensino médio, e, em 14 de setembro, alunos dos anos finais do ensino fundamental. Os dos anos iniciais retornam em 21 de setembro.
As últimas a voltaram para a sala de aula são as crianças da educação infantil, com data prevista para 28 de setembro, e da educação precoce e classes especiais, em 5 de outubro. Apenas os centros interescolares de língua (CIL) seguirão com atividades exclusivamente remotas.