Menu

23/01/2020, 19:45

Saúde garante assistência odontológica a bebês

A assistência odontológica na primeira infância tem um papel fundamental na saúde. Quanto antes a criança fazer a primeira consulta com o dentista, mais facilmente vai incorporar hábitos saudáveis em seu dia a dia. Uma das ações da Secretaria de Saúde (SES) é garantir que a primeira consulta odontológica seja realizada pouco depois do nascimento.

A visita ao dentista, desde esse momento, é importante para estimular o cuidado com a higiene e a criança criar um vínculo com os profissionais de saúde. Em 2019, 37.921 consultas odontológicas foram realizadas em bebês na rede pública de saúde do DF.

Loyane atende na UBS 2 de Santa Maria. Lá, fez a primeira consulta odontológica da pequena Elisa, de quatro meses. Na ocasião, avaliou a estrutura interna da boca da criança e orientou a mãe, Alyne Lopes, sobre como fazer a limpeza bucal em sua filha. Como Elisa ainda não tem dentes, foi recomendado o uso de uma gaze úmida na gengiva após a última mamada do dia.

“Eu nem sabia que bebês precisavam ir ao dentista, mas ao vir para o posto de saúde, me orientaram sobre isso e marquei a consulta”, conta Alyne. “É muito importante ter esse serviço, para melhorar a higiene e evitar problemas futuros”, comenta Alyne.

Enquanto Elisa era consultada, Alyne aproveitou para conversar com a dentista sobre a situação de seu outro filho, Mateus, de três anos. O menino apresenta freio lingual – mais conhecido como “língua presa” –, que causa problemas para mastigar os alimentos. Ao longo do bate-papo, Loyane descobriu duas pequenas cáries no pequeno.