Menu

10/02/2020, 19:37

Saúde reorganiza aplicação ambulatorial do remédio Palivizumabe

A Secretaria de Saúde publicou, no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta segunda-feira (10), a Portaria n°78, que reorganiza a aplicação ambulatorial e fornecimento do medicamento Palivizumabe na rede pública de saúde do DF. O remédio é utilizado para a prevenção do Vírus Sincicial Respiratório (VSR) em crianças.

Os meses de março, abril, maio, junho e julho são conhecidos pelo período de sazonalidade da doença. Dessa forma, a portaria estabeleceu que, entre fevereiro e julho, será o momento de fornecimento e aplicação da primeira dose do Palivizumabe.

As doses subsequentes devem ser administradas com intervalo de 30 dias durante o período de sazonalidade. O número de doses por criança dependerá do mês de início das aplicações – variando, assim, de uma a cinco doses.

“Cada paciente tem direito a até cinco doses desse medicamento, conforme os critérios do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde. Tudo para proteger as crianças de maior risco, que são as mais vulneráveis ao vírus”, informou a especialista da área técnica da Assessoria de Redes de Atenção à Saúde, Miriam Santos, que também é coordenadora das Políticas de Aleitamento Materno e Banco de Leite Humano do DF.