Menu

01/04/2020, 14:00

Saúde vai adquirir mais insumos e medicamentos

Os esforços para manter a rede pública de saúde abastecida com insumos e medicamentos durante a pandemia do coronavírus continuam a todo vapor. Um total de 29 extratos para adquirir novos produtos, além de dispensas de licitação e pregões eletrônicos, foram abertos para comprar remédios, materiais hospitalares e contratar serviços de manutenção. Os processos foram publicados pela Secretaria de Saúde na edição do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta terça-feira (31). 

“O principal objetivo dessa medida é o abastecimento da rede, para dar as melhores condições de trabalho aos profissionais de saúde e o melhor atendimento possível aos pacientes. Nossa luta para manter os estoques com medicamentos, insumos e materiais continuará enquanto for preciso”, afirmou o secretário de Saúde, Francisco Araújo.

Dois dos extratos de aquisição correspondem à compra de insulinas e de comprimidos de hidroxicloroquina, para serem entregues no prazo de 30 dias. Esse último medicamento é utilizado por pacientes com malária, lúpus e doenças reumatoides, mas também é uma das apostas no combate às complicações pulmonares de pacientes diagnosticados com a Covid-19.

A lista de aquisições também inclui fórmulas infantis para lactantes; alimentos para dietas com restrição de proteínas; e produtos para reforçar a hidratação dos pacientes de dengue, como as bolsas de solução injetável de cloreto de sódio 0,9%.

Há ainda materiais hospitalares como cateter umbilical; sondas nasogástricas e de látex; cabos de fibra laser ótica; fios de aço Kirschener para fixação de fragmentos ósseos; nebulizadores; solução injetável de amiodarona para o controle de arritmias cardíacas; entre outros.