01/07/2019, 19:28
Secretaria de Cultura finaliza intervenção do Catetinho
O Museu do Catetinho acaba de receber o procedimento de calafetação nas frestas entre as tábuas que constituem o edifício. A obra é o pontapé oficial para entregar à população equipamentos da cultura restaurados e modernizados no aniversário de 60 anos de Brasília em 2020. O trabalho foi feito pela Gerência de Conservação e Restauro da Subsecretaria do Patrimônio Cultural em parceria com a Diretoria de Manutenção do Patrimônio e Espaços Culturais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF.
O Catetinho está em área de preservação ambiental (APA) e tem sido constantemente infestado por abelhas, colocando em risco a segurança de visitantes e funcionários, a funcionalidade do Museu e provocando danos ao patrimônio cultural tombado. Como as espécies de abelhas são consideradas patrimônio genético, a equipe de conservação e restauro teve o delicado trabalho de equilibrar a preservação dos patrimônios natural e histórico.
O forro e o chão do Catetinho, com exceção dos banheiros, são feitos de madeira, sendo as paredes construídas com um sistema de sanduíche de tábuas, o que produz um vão de ar entre as paredes externas e internas, criando microclima propício ao alojamento de colmeias.