12/09/2019, 07:00
Secretaria de Saúde abre programação do Setembro Verde
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal, por meio da Central Estadual de Transplantes (CET), promoverá o maior evento para doação de órgãos do país, durante o Setembro Verde, mês destinado à conscientização sobre o assunto.
O lançamento oficial da campanha, no Distrito Federal, foi feito na segunda-feira (9), durante entrevista coletiva. Haverá palestras, mostra fotográfica, talk show e o encerramento com apresentação musical.
As palestras acontecem entre os dias 10 e 27 de setembro, em hospitais públicos e privados, operadoras de planos de saúde e instituições de ensino superior. “O objetivo é informar, esclarecer e subsidiar a população para a tomada de decisão em se tornar doadora de órgãos e tecidos”, frisa o organizador do evento e gestor do Núcleo de Distribuição de Órgãos e Tecidos da Secretaria de Saúde, Anderson Galante.
O Brasil possui o maior sistema público de transplantes do mundo. Atualmente, cerca de 96% dos procedimentos são financiados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O país é o segundo maior transplantador mundial, atrás apenas dos Estados Unidos.
Os pacientes recebem assistência integral e gratuita, incluindo exames preparatórios, cirurgia, acompanhamento e medicamentos pós-transplante, pela rede pública de saúde. Os órgãos e tecidos que podem ser doados após a morte são: rim, pulmão, coração, válvulas cardíacas, fígado, córnea, ossos, pele, pâncreas e intestino.