Menu

15/08/2019, 07:47

Secretaria de Saúde participa de seminário sobre o SUS

Gestores, profissionais de saúde, estudantes e usuários da rede pública de saúde participam do I Seminário SUS: nós temos, nós cuidamos. O objetivo do evento, que se realiza na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), é incentivar o exercício do controle social, de forma a melhorar a prestação de serviços no Sistema Único de Saúde (SUS). O foco é a Campanha da Fraternidade de 2019, que, promovida pela Igreja Católica, tem “Fraternidade de políticas públicas” como tema.

“A participação social exerce um papel fundamental na implementação das políticas públicas”, afirmou o secretário-adjunto de Gestão em Saúde, Sérgio Luiz da Costa, na abertura do seminário. “Do ponto de vista da gestão, estamos à disposição. Queremos a participação efetiva da sociedade civil organizada nos apoiando nesse processo de reconstrução e implementação da saúde do Distrito Federal”.

Um dos integrantes do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Jairo Bisol destacou a importância de a sociedade lutar para proteger o SUS, uma vez que o sistema é responsável pela inclusão, nos serviços de saúde, das pessoas de maior vulnerabilidade social.

“O SUS se impõe contra o que há de mais poderoso nas relações de poder; desde o início, quando foi implantado, nunca foi majoritário”, avaliou Bisol. “É com essa lembrança que digo que batalhar pelo SUS vale muito a pena”.