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14/04/2020, 11:31

Secretaria de Turismo emite Carteira do Artesão a distância

Os artesãos que ainda não são cadastrados no GDF podem solicitar a sua carteirinha junto à Secretaria de Turismo do DF. Durante o período de teletrabalho, instituído pelo govenador Ibaneis Rocha desde o dia 23 de março, os pedidos poderão ser afeitos via WhatsApp à equipe da pasta.

A iniciativa tem como objetivo dar continuidade à emissão da Carteira do Artesão, uma vez que o documento é necessário como comprovação da profissão para as linhas de crédito oferecidas pelo Banco de Brasília (BRB), criadas especialmente para ajudar os trabalhadores autônomos durante a pandemia do coronavírus. Atualmente, mais de 11 mil profissionais são cadastrados no sistema do GDF.

“Nós, da Setur, estamos promovendo todas as ações necessárias para que os nossos artesãos tenham a oportunidade de comercializar os seus produtos e obter linhas de crédito, especialmente durante a pandemia do coronavírus. Precisamos nos adaptar a este momento. Por isso, estamos sempre em busca de alternativas e soluções para garantir que o artesão tenha sua renda garantida” diz a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça. Após a validação dos dados, a equipe da Setur emite a carteirinha em formato PDF e envia ao artesão cadastrado. O documento físico poderá ser retirado na própria Secretaria de Turismo após o período de teletrabalho, ainda sem data definida.

A artesã Joselma Reis, de 47 anos, é moradora do Riacho Fundo II e conseguiu emitir sua carteirinha de forma fácil e rápida, e aprovou o serviço. “Eu gostei muito porque sempre quis fazer a minha carteirinha mas não conseguia ir pessoalmente por causa da correria do dia-a-dia.

 Achei muito ágil, ela ficou pronta em dois dias e agora estou mais animada para trabalhar, porque a carteirinha é necessária para participar de eventos e feiras e para conseguir o crédito no BRB, por exemplo”, contou.