21/11/2019, 07:46
Seminário celebra 30 anos de Práticas Integrativas em Saúde
Os 30 anos de Práticas Integrativas na Secretaria de Saúde do Distrito Federal foram celebrados durante a abertura do I Seminário de Gestão de Práticas Integrativas em Saúde. O evento reuniu servidores, gestores e parceiros institucionais na sede da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). Eles participaram de uma roda de dança combinada com automassagem e das homenagens aos que iniciaram as práticas no DF.
“Hoje, o sistema de saúde local usufrui dos benefícios das 17 Práticas Integrativas em Saúde (PIS) já disponíveis na rede pública, que promovem a saúde em todos os seus níveis. Congratulo todas as pessoas que se esforçaram para esta conquista e também as que estão dinamizando as práticas atualmente”, agradeceu a médica Maria Aparecida Costa, pioneira na gestão em PIS, no DF, desde 1989 e uma das homenageadas.
Ao todo, seis profissionais de saúde foram lembrados por suas ações. Dois dos facilitadores, que são negros, receberam um destaque pelo Dia da Consciência Negra, celebrado nesta quarta-feira. Todos contribuíram para difundir as práticas integrativas, ao longo desses 30 anos. Entre elas, a da Farmácia Viva e das PIS nas escolas, ambas com benefícios comprovados à população, como a redução nos casos de automutilação e as tentativas de autoextermínio.