Menu

07/11/2019, 08:24

Senado aprova indicação para embaixador do Brasil na Bahamas

O Plenário aprovou na última quarta-feira (6) a indicação do diplomata Claudio Raja Gabaglia Lins para exercer o cargo de embaixador do Brasil na Comunidade das Bahamas. A indicação (MSF 60/2019) recebeu 59 votos favoráveis e um contrário. A indicação contou com o relatório favorável do senador Jaques Wagner (PT-BA) na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).
Cláudio Raja Gabaglia Lins graduou-se em direito pela Universidade Cândido Mendes (RJ), em 1983. Ingressou na carreira diplomática em 1985. Foi conselheiro, secretário e ministro, até chegar ao cargo de embaixador, representando o Brasil no Paquistão, no Tadjiquistão e no Afeganistão, entre 2015 e 2018.
O diplomata foi sabatinado na CRE em outubro, quando afirmou que pretende colaborar com investigações sobre fuga de capitais conduzidas pelo Banco Central (BC). Os brasileiros mantêm US$ 40 bilhões — o equivalente a R$ 166 bilhões — no país caribenho, que sofre sanções internacionais por ser um paraíso fiscal.
Ainda durante a sabatina, Gabaglia confirmou que a nação caribenha tem se esforçado para se adaptar às regras internacionais. O país quer perder a pecha de “paraíso fiscal” e livrar-se das sanções.