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06/04/2021, 19:45

Serviço de urgência recebeu 6,3 mil trotes só em 2021

Em um momento delicado de atendimento às vítimas da covid-19, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Distrito Federal (Samu-DF) ainda precisa lidar com trotes que recebe diariamente no 192 (Central de Regulação de Urgências). Só em 2021, foram 6.398  ligações consideradas falsas. Uma média de 66 ligações por dia, em um período de 96 dias.

“O ideal é que não tenhamos nenhum registro de trote nos nossos relatórios porque isso gera demanda reprimida. Enquanto um dos nossos teleatendentes atende uma chamada de trote, existe uma pessoa com uma ocorrência verdadeira sem conseguir falar com dos nossos técnicos auxiliares de regulação médica, pois são só sete profissionais realizando esse atendimento inicial”, explica o diretor do Samu, Victor Arimatea.

Segundo dados do Samu, os números anuais de ligações falsas estão em queda, mas ainda prejudicam e muito o fluxo das atividades. No mesmo período de 2019, foram registradas 51.744 trotes e, 2020, 26.443. “É o que mais atrapalha o trabalho do Samu porque deslocamos uma equipe para atendimento e, enquanto isso, uma vítima grave de um acidente, tiro, infarto, facada, etc, pode deixar de ser atendido”, explica.

“A gente atribui essa queda à maior conscientização das pessoas, principalmente neste momento de pandemia, em que as equipes de saúde têm sido mais solicitadas e, também, ao projeto Samuzinho, que conscientiza as crianças nas escolas sobre a importância do serviço prestado pelo Samu e de que elas podem ligar no caso de uma necessidade, como um adulto que cuida dela passar mal”, destaca.