05/09/2019, 16:53
Setembro Verde – MÊS DE PREVENÇÃO DO CÂNCER DE INTESTINO
O Setembro Verde conscientiza para prevenção do câncer de intestino. O objetivo é alertar a sociedade sobre a importância da prevenção contra a doença e as visitas regulares ao médico que ajudam a garantir diagnósticos precoces e melhores possibilidades de tratamento.
O câncer de intestino atinge, segundo dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer) para o ano de 2018/19, 36.360 pessoas aqui no Brasil, sendo 17.380 pacientes homens, e 18.980 pacientes mulheres. E há indícios de que 670 novos casos sejam diagnosticados no Distrito Federal em 2019, sendo 300 deles em homens e 370 nas mulheres.
Segundo o Dr. Nilson Correia, oncologista do Instituto OncoVida e membro titular da Sociedade Brasileira de Oncologia clínica (SBOC), a faixa etária mais acometida por este tipo de câncer é a de 60 a 65 anos. Ele é o segundo tumor que mais aparece em mulheres, após o câncer de mama, e o terceiro mais comum nos homens, depois do tumor de próstata e pulmão.
O médico explica que essa alta incidência está relacionada aos maus hábitos de vida. “ Sedentarismo, tabagismo, obesidade, dieta hipercalórica, rica em alimentos embutidos e pobre em frutas e vegetais são fatores que contribuem para o câncer colorretal”, afirma o oncologista.
Ainda de acordo com o especialista, o primeiro sintoma desta doença costuma aparecer na mudança do hábito intestinal, principalmente na constipação intestinal que antes tinha um ritmo normal. Ele afirma que com o tempo, podem surgir dores, cólicas abdominais, e à medida que o tumor cresce, podem surgir sangramentos nas fezes. O câncer de intestino se inicia, de acordo com Dr. Nilson, na maioria das vezes, a partir de doenças benignas, como pólipos intestinais que podem levar até 10 anos para se transformarem em câncer.
O oncologista do Instituto OncoVida reitera que o câncer de intestino, assim como a maioria dos tumores malignos, é altamente curável quando diagnosticado na fase inicial, com faixa de cura de 90%. Por isso, deve-se ficar atento aos sintomas e realizar a colonoscopia. Vale ressaltar que o avanço tecnológico contribui para o tratamento de pacientes com câncer em estado avançado, fazendo com que as chances de cura aumentem. Dr. Nilson destaca que novas técnicas cirúrgicas aliadas ao surgimento de novas drogas quimioterápicas e biológicas, conduziram a um tratamento totalmente personalizado, conforme o perfil molecular do tumor.
MEDIDAS QUE AJUDAM A PREVENIR O CÂNCER DE INTESTINO
– Praticar exercícios físicos regularmente
– Não fumar
– Não ingerir bebidas alcoólicas
– Não ingerir alimentos defumados, enlatados ou embutidos
– Não ingerir alimentos com corantes/e ou conservantes
– Remover pólipos no intestino, caso diagnosticados pela colonoscopia, que é indicada a todos os indivíduos acima de 45 anos.
– Iniciar rastreamento precoce da doença para indivíduos que tem histórico familiar
– Manter uma dieta rica em fibras e com pouca gordura de origem animal