09/09/2021, 17:43
Setembro Vermelho: mês destinado à saúde do coração
“A conscientização sobre as doenças cardiovasculares é vital para controlar o número de óbitos relacionados ao coração, por isso a Campanha Setembro Vermelho é tão importante, pois visa conscientizar a população de como evitar casos de infarto, derrame e outras complicações”, explica o cardiologista hemodinamicista do Instituto do Coração de Taguatinga (ICTCor), Ernesto Osterne.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares são as principais causas de óbito no mundo. No Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), cerca de 14 milhões de brasileiros têm alguma doença no coração e cerca de 400 mil morrem por ano em decorrência dessas enfermidades. Durante a pandemia, de acordo com dados da SBC, as mortes por doenças cardiovasculares tiveram um crescimento de até 132%.
Além do sistema respiratório, a Covid-19 pode afetar o coração, cérebro, rins, entre outros, ocasionando alterações agudas que se manifestam de maneira individualizada nas pessoas. Por causa do novo coronavírus, muitos pacientes deixaram de ir ao médico com medo de se contaminar, mas, infelizmente, as mortes por infarto, acidente vascular cerebral (AVC), entre outras doenças cardiovasculares, continuaram a acontecer.
“Foi observado que muitos pacientes com a Covid-19, mesmo sem problemas no coração, desenvolveram danos cardíacos e vasculares, levando ao aumento significativo da mortalidade.