Menu

07/05/2022, 19:37

Setor de bares e restaurantes espera aumento de 40% para o Dia das Mães

Neste domingo (8) é comemorado o Dia das Mães. Segundo a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), a expectativa de movimentação para a data é de 40% de aumento em todo o País se comparada ao ano passado, voltando então aos níveis pré-pandemia. Esta data representa a segunda mais importante para os bares e restaurantes, ficando atrás somente do Dia dos Namorados. 

Segundo explica Alexandre Sampaio, presidente da FBHA, o empresariado precisou se reinventar e tem segurado o repasse dos custos para não impactar nas vendas, tornando possível, assim, retomar a movimentação dos estabelecimentos antes da pandemia da Covid-19.

“Os últimos dois anos foram difíceis e, mesmo assim, o setor tem buscado manter o otimismo e vem se reinventado para manter as portas abertas. O movimento dessa data mostra o processo de recuperação contínua e frequente, inclusive de empregos”, comenta.

Em outras cidades como a Paraíba, Pará e Rio Grande do Norte, por exemplo, a expectativa do aumento de vendas é de 30% em relação ao mesmo período e no interior do Rio de Janeiro esse aumento pode chegar a 70%.

Sobre a FBHA – A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) é uma entidade sindical patronal constituída com a finalidade de coordenação, defesa administrativa, judicial e ordenamento dos interesses e direitos dos empresários da categoria e atividades congregadas. Integra a chamada pirâmide sindical, constituída pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), pela própria FBHA, pelos Sindicatos e pelas empresas do setor.

É uma das maiores entidades sindicais do país e tem representação nos principais órgãos, entidades e conselhos do setor empresarial e turístico do Brasil, tais como o Conselho Nacional de Turismo (CNT), do Ministério do Turismo, ou o Conselho Empresarial do Turismo (Cetur) da CNC. Está presente em todas as regiões, através de 67 sindicatos filiados. Representa em âmbito estadual e municipal cerca de 940 mil empresas, entre hotéis, pousadas, restaurantes, bares e similares.