Menu

26/01/2021, 16:55

SLU doa mais de 20 mil toneladas de Composto Orgânico

Pela primeira vez o SLU doou mais de 20 mil toneladas de Composto Orgânico de Lixo (COL) em um ano. Em 2020 foram doadas para pequenos produtores rurais mais de 21 mil toneladas do material, o que representa um aumento superior a  25% em  relação a 2019, quando foram doadas cerca de 15 mil toneladas.

O Composto Orgânico de Lixo (COL), um dos melhores compostos originários de resíduos sólidos da América Latina, é obtido pela compostagem dos resíduos orgânicos domiciliares da coleta convencional e pode ser utilizado em diversos tipos de culturas e em jardins. Ele é produzido nas Usinas de Tratamento Mecânico Biológico do SLU instaladas no Setor P Sul, em Ceilândia, e na Avenida L4 Sul, na Asa Sul. Produtores rurais do DF e dos municípios que compõem a Ride têm direito a cota de 90 toneladas/ano, com demanda comprovada por recomendação técnica da Emater-DF.

Um dos locais mais beneficiados pelas doações é o Núcleo Rural Boa Esperança, localizado em Ceilândia, próximo a Usina do P Sul. O Presidente da Associação de Produtores Rurais do local, João Miranda Filho, conta que no ano passado o núcleo rural recebeu quase 400 remessas do composto orgânico. “Esse composto vem ajudando muito os produtores. Ele é tão importante aqui que os agricultores o chamam de “ouro preto”. É usado para produzir uma grande variedade de alimentos, como milho, quiabo, jiló e pimenta de cheiro. A qualidade do composto do SLU vem melhorando constantemente. Poder usar gratuitamente esse material é uma satisfação enorme para nós”, afirma.