Menu

01/07/2021, 17:46

Solidariedade chega ao Quilombo Kalunga

A Legião da Boa Vontade (LBV) continua socorrendo as populações mais vulneráveis afetadas pela pandemia do novo Coronavírus em todas as regiões do país. No município de Cavalcante em Goiás a LBV retornou com mais 7 toneladas em donativos para amparar às famílias quilombolas da região.

A iniciativa que faz parte da campanha LBV — SOS Calamidades distribuiu nesse último, dia 30 de junho, 200 cestas de alimentos não perecíveis, 200 kits de higiene e limpeza, kits de higiene bucal para adultos e crianças além de roupas novas, para famílias das comunidades Quilombolas Kalunga em situação de extrema pobreza e de insegurança alimentar que residem em povoados isolados como Engenho II, Maiadinha, Vão do Moleque, Prata e Vão de Almas.

Entre serras, morros, rios, desfiladeiros com até 900 metros e outros desafios a Caravana da Boa Vontade conseguiu levar a Solidariedade e a Esperança a essas famílias esquecidas em uma região remota e de difícil acesso.

Localizada na região nordeste de Goiás e ao norte da Chapada dos Veadeiros, a cerca de 500 km de Goiânia e a 320 km de Brasília, Cavalcante é um dos maiores municípios goianos e também um dos mais antigos de Goiás. Tendo espetaculares cachoeiras como atrações turísticas muitas delas ainda inacessíveis, a região abriga uma parte da comunidade Kalunga, dentro do Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga, principalmente no Povoado Engenho e no Vão do Moleque.

Cavalcante também abriga cerca de 60% da área total do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Sua origem remonta a 1736, quando o garimpeiro Julião Cavalcante e seus companheiros chegaram a região em busca de novas minas de ouro. A notícia da descoberta de imensa mina de ouro de grande profundidade à margem do córrego Lava Pés, na serra da Cavalhada, atraiu numerosos aventureiros dos mais distantes rincões, iniciando-se o povoado com o nome de Cavalcante, em homenagem ao fundador e colonizador.

Apesar disso o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) registrado pelo município é o menor do estado e atualmente a região se encontra em estado de calamidade.

O termo vão indica literalmente um vão entre os morros, serras e rios da região, ou seja, um pedaço de terra mais ou menos plano localizado entre os morros e serras às margens dos rios. Assim as famílias que vivem nesses pequenos povoados mantêm não só o isolamento social recomendado pelas autoridades sanitárias por conta da pandemia da Covid-19 mas, infelizmente, também o isolamento socioassistencial uma vez que quase não chega a essas famílias itens e benefícios essenciais para sobrevivência.

Segundo dados da secretaria de Saúde de Cavalcante/GO, 90% da comunidade está imunizada contra a covid-19, pois fazem parte do Plano Emergencial de imunização para os indígenas, quilombolas e demais povos tradicionais.

A campanha LBV — SOS Calamidades continua e as doações podem ser feitas no site www.lbv.org.br ou via PIX, pelo e-mail: pix@lbv.org.br. O resultado da campanha pode ser conferido no endereço @LBVBrasil no Instagram e no Facebook.