Menu

14/02/2022, 15:40

TGS Solida?rio distribui mais de 2,8 mil pacotes de absorventes

Você já imaginou não ter água, papel higiênico ou protetores durante o ciclo menstrual? Essa é a situação de muitas mulheres, segundo relatório lançado em 2021 pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), que traça um panorama alarmante da realidade menstrual vivida por jovens brasileiras. De acordo com o estudo “Pobreza Menstrual no Brasil: desigualdade e violações de direitos”, 713 mil mulheres vivem sem acesso a banheiro ou chuveiro em seu domicílio e mais de 4 milhões não têm acesso a itens mínimos de cuidados menstruais nas escolas.

A população feminina brasileira também está sob situação de grande vulnerabilidade envolvendo outros serviços básicos que são essenciais para garantir a dignidade menstrual: 900 mil não têm acesso a água canalizada em seus domicílios e 6,5 milhões vivem em casas sem ligação à rede de esgoto. Com o objetivo de amenizar a situação das moradoras do Distrito Federal e Entorno, o TGS Solidário, em parceria com o projeto Fluxo sem Tabu e o Transforma Brasil, distribuiu mais de 2,8 mil pacotes de absorventes para 20 projetos cadastrados na plataforma de voluntariado. Projetos como No Setor, BSB Invisível, Instituto Barba na Rua e Instituto Maria Bonita foram contemplados com as doações.

“Ficamos sensibilizados com o relato de centenas de mulheres que, por não terem condições ou acesso a materiais íntimos, recorrem a formas precárias de proteção. As doações farão a diferença e precisamos de mais voluntários envolvidos nessa corrente do bem”, afirma Maíra Garcia, gerente de marketing do Taguatinga Shopping.