07/03/2020, 11:50
Treinamento de agentes para combate à dengue começa na segunda (9)
Os 600 servidores aprovados na seleção simplificada do Instituto de Gestão da Saúde (Iges/DF) para reforçar as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti vão ser capacitados a partir de segunda-feira (9). Os treinamentos serão no auditório da Imprensa Nacional até sexta-feira (13) para que na segunda (16) os primeiros grupos iniciem o trabalho em campo.
Divididos em duas turmas, eles vão ter aulas expositivas durante toda a semana, de 8h30 às 17h30. Um grupo vai acompanhar as aulas entre segunda e quarta pela manhã, enquanto o outro inicia na quarta a tarde e encerra na quinta e sexta pela manhã. Os cursos durarão até que os 600 profissionais estejam capacitados.
Esses servidores irão percorrer as 33 regiões administrativas do Distrito Federal. Eles reforçam o trabalho de fiscalização e orientação da comunidade do DF no combate ao mosquito transmissor da dengue. Atividades de campo para eliminar focos do inseto com a administração de produtos biológicos; visitas domiciliares; ações educativas e cadastro das famílias estão entre as atividades desenvolvidas.
A atuação dos 600 agentes – quando finalizado o treinamento – será dividida de acordo com as regiões de Saúde do DF (Norte, Sul, Leste, Oeste, Sudoeste, Centro-Sul e Sudoeste) e o grau de áreas críticas. Ao todo serão 50 profissionais para atuar no Gama; 50 em Santa Maria; 100 em Brazlândia; 100 na Fercal; 100 em Planaltina; 100 em São Sebastião; 50 na Vila Planalto e 50 no Guará II, totalizando os 600 agentes.
Em 24 de janeiro, o Governo do Distrito Federal declarou situação de emergência na saúde pública, pelo prazo de 180 dias, em razão do risco de epidemia por doenças transmitidas pelo mosquito do Aedes Aegypti (dengue, zika e chikungunya). A situação de emergência veio por meio de decreto assinado pelo governador Ibaneis Rocha e prevê a adoção de medidas administrativas para conter a possível epidemia. O decreto tem como objetivo agilizar a aquisição de insumos e produtos e também de serviços e pessoal, respeitando a legislação vigente.