09/09/2020, 14:06
Família Miranda: Três gerações unidas pela Gastronomia
Por: Cassinho Brasil
Contato: brcassinho@gmail.com
As três gerações da família Miranda, sendo assim a avó, a sua filha e também a sua neta, são egressas no curso de Gastronomia e hoje comandam a empresa Patrícia Buffet, um dos mais renomados buffets de Brasília.
A empresa, foi fundada em 1997, por Miriam Miranda, de 69 anos, e Patrícia Miranda, de 46 anos, respectivamente mãe e filha, já com os dotes herdados da culinária de geração em geração.Em 2007, elas decidiram se matricular juntas na segunda turma de Gastronomia do IESB.”Vimos no curso uma oportunidade em dar uma reciclada e uma atualizada.Absorver as técnicas que até então a gente só tinha na prática”.
Patrícia conta que quanto estudar junto com alguém tão próximo foi um grande desafio para ambas às partes.”Foi super diferente em me formar com a minha mãe. Tem a cobrança de ambas. Não digo uma competição, mas nos esforçava-mos para sempre dar o melhor uma pela outra.Foi uma experiência inigualável e muito divertido também”. Depois de anos sem ir para uma sala de aula, a descoberta de novas coisas foi imprescindível para elas.”Eu, já tinha 10 anos de formação em outros cursos e retornar ao ensino superior, foi gratificante. Se para mim, foi assim, imagine para minha mãe.Foi um renascimento.”
Quando o empreendimento começou, a filha da Patrícia tinha exatamente dois anos.Após o Ensino Médio, á filha de Patrícia, Danielle Miranda, com 26 anos, começou a gerenciar a logística, o marketing da empresa e coordenado a cozinha.Em 2017, optou pelo curso e obteve a graduação há 2 anos atrás.Mas não para por aí; Danielle queria empreender, pensa em abrir seu próprio negócio e escolheu a Gastronomia sua fonte renda e poder seguir no mercado de Buffet. Ela também se identificou muito, principalmente pelo plano de negócio. Inclusive, ela desenvolveu um projeto para montar várias cafeterias em faculdades e universidades por todo o DF.
Aprender nunca é demais
Mesmo tendo experiências na área de festa e evento, a empresária,Patrícia Miranda conta que o curso ajudou a se reciclar e a entender novas formas de se trabalhar na cozinha, também facilitar no dia a dia.”Eu acho que é o essencial para qualquer pessoa que queira trabalhar com uma cozinha.Aprender as técnicas, dimensionar os ingredientes corretamente, calcular e saber o que está fazendo.Todos os cozinheiro profissional deveriam fazer este curso”.