Menu

25/12/2019, 15:24

Uma onda de revitalização para o Parque da Cidade

O GDF designou representantes das secretarias de Governo, Esporte e Lazer e de Projetos Especiais, além da Novacap, para trabalharem juntos na implantação das Parcerias Público-Privadas (PPPs) no Parque da Cidade. Abrangente, o projeto prevê não só a concessão de espaços à iniciativa privada, mas também a revitalização de aparelhos públicos encontrados ali, como quadras poliesportivas e a piscina com ondas.

As PPPs são a grande bandeira do Poder Executivo. A iniciativa é capitaneada pelo Conselho Gestor, presidido pelo próprio governador Ibaneis Rocha. Os integrantes das três secretarias, Novacap e da Administração do Parque da Cidade, formaram um grupo de trabalho que tem, entre suas missões, atrair investidores e atuar em conjunto com a iniciativa privada na concepção do programa.

A primeira etapa da força-tarefa já está definida. Os gestores públicos vão consultar os membros da iniciativa privada sobre quais adequações físicas e legais são necessárias para a exploração do Parque da Cidade. “Quem sabe fazer negócios, vender serviços e produtos não é o governo; decididamente, é a iniciativa privada”, destaca o secretário de Projetos Especiais, Everardo Gueiros.

Aparelhos urbanos

Apesar de possuir uma área de 420 hectares – uma das maiores reservas urbanas do mundo –, o parque tem restrição quanto à sua utilização. Pelas normas vigentes, apenas 1,3% da área é destinado à instalação de estabelecimentos e locais voltados à prática esportiva e ao lazer, como a piscina com ondas, quadras poliesportivas e pista de corrida – os chamados aparelhos urbanos.