Menu

02/04/2022, 19:41

Vacinação contra a influenza começa nesta segunda no DF

Começa, na próxima segunda-feira (4), a 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza no Distrito Federal (DF). A meta para esta edição é vacinar, até 3 de junho, 90% de cada um dos grupos prioritários, entre as cerca de 1 milhão de pessoas consideradas como público-alvo.

De acordo com o Governo do Distrito Federal (GDF), nesta primeira etapa devem ser vacinados idosos a partir de 60 anos e trabalhadores da saúde. A segunda etapa, com previsão de ter início em 3 de maio, abrange os “demais grupos prioritários elencados pelo Ministério da Saúde”. Essa etapa tem previsão de ser encerrada em 3 de junho.

Integram estes grupos prioritários crianças a partir de 6 meses até 5 anos; gestantes; puérperas; povos indígenas; professores do ensino básico e superior; pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento; forças armadas; funcionários do sistema de privação de liberdade; e população privada de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.

“Como a campanha de vacinação contra a influenza coincidirá com a realização da vacinação contra a covid-19, a Secretaria de Saúde orienta que seja priorizada a administração da vacina de covid-19 para as crianças de 5 a 11 anos, que sejam do público-alvo”, informou, por meio de nota, o GDF. Nessas situações, complementa a nota, a orientação é respeitar o intervalo mínimo de 15 dias entre as vacinas para crianças de 5 a 11 anos. “Para adultos, não é mais necessário nenhum intervalo entre a vacina da covid-19 e os demais imunizantes”, acrescenta.

O DF recebeu 95.600 doses contra a influenza, o que corresponde a 20% do total dos grupos da primeira etapa. Segundo o governo local, o DF não atingiu a meta de cobertura vacinal estipulada para o ano passado. Ao todo, 1.048.225 doses contra a influenza foram administradas nas redes pública e privada.

“Desse total de doses aplicadas, 641.990 (61,3%) beneficiaram integrantes de algum dos grupos prioritários. Já o percentual de público-alvo vacinado foi de 67,4%, não atingindo a meta de 90% e sendo o menor dos últimos 10 anos”, informa o GDF.