29/03/2024, 12:40
Vacinação é recomendada para prevenção contra a influenza
A influenza é uma infecção viral aguda do trato respiratório, com uma distribuição global e alta transmissibilidade. Todos os anos, há registro de aumento significativo nos casos, colocando em risco principalmente pessoas idosas e aquelas que se encontram em grupos de risco.
São quatro os tipos de vírus influenza: A, B, C e D. “Os tipos A e B são responsáveis por epidemias sazonais, enquanto o tipo A pode desencadear grandes pandemias”, explica o infectologista Julival Ribeiro, coordenador do Núcleo de Controle de Infecções do Hospital de Base (HBDF).
A transmissão da gripe ocorre por contato direto pessoa-pessoa ou indireto, por meio de superfícies contaminadas. “O vírus pode sobreviver em superfícies por 24 a 48 horas, aumentando o risco de propagação”, esclarece o médico.
Transmissão
O período de incubação da gripe é geralmente de um a quatro dias, durante os quais as pessoas infectadas podem transmitir o vírus para outras. Os sintomas incluem febre, tosse, dor de garganta, entre outros, e podem levar a complicações graves, especialmente em grupos de risco como gestantes, crianças pequenas e idosos.