Menu

25/03/2024, 22:29

Via Sacra de São Sebastião chega à 32ª edição

São esperadas mais de 10 mil pessoas na 32ª edição da Via Sacra de São Sebastião. Realizada pelo Instituto Chinelo de Couro em parceria com a Paróquia de Santo Afonso, a festa deste ano reforça ainda mais o seu caráter cultural e religioso, reunindo no mesmo local a encenação e a Celebração do Beijo da Cruz, importante momento da Sexta-Feira Santa que até então acontecia na própria paróquia.  

“Teremos ainda mais forte a presença da comunidade religiosa, pois nossa estrutura vai abrigar esta importante celebração que acontece às 15 horas, horário atribuído à morte de Jesus Cristo”, explica Gildivan Rodrigues, presidente do Chinelo de Couro, à frente da organização. Os papéis principais são interpretados por Vitor Caitano, como Jesus Cristo; Maria Gabriela Rodrigues, como Maria; Braian Bernardo, como Pôncio Pilatos; Lucas Silva, como Pedro, e Eduardo Chaves, como Judas Iscariotes. A direção geral fica a cargo de Gildivan Rodrigues, a coordenação de figurino, de Viviane Xavier e a coordenação de Cenografia, de Itacir Rosetti.

Uma das maiores e mais tradicionais Vias Sacras do Distrito Federal teve sua 1ª edição em 1993, na ainda Agrovila de São Sebastião. Inicialmente, narrada em forma de jogral pelos paroquianos, a Via Crucis de São Sebastião ganhou projeção ao longo dos anos, tornando-se uma das celebrações mais esperadas pelos moradores. A organização envolve ao máximo a comunidade local, desde os bastidores até o “palco” são mais de 140 pessoas. Além dos atores, figurantes, diretores e preparadores, há artesãos, carpinteiros, costureiras, eletricistas, maquiadores, fotógrafos, cinegrafistas e tantos outros colaboradores.