16/11/2021, 14:47
VII Festival Internacional de Artes Cênicas para a Primeira Infância
Realizado pela Cia. La Casa Incierta, o festival Primeiro Olhar é uma ação consolidada no campo das criações cênicas voltadas para o público entre zero e seis anos (a primeira infância) e seus pais. Idealizado pelo diretor Carlos Laredo e pela atriz Clarice Cardell, o evento retorna em 2021 cumprindo um papel ainda mais importante, dado o longo período de isolamento em casa ao qual as crianças foram submetidas por conta da pandemia de Covid-19 – privadas momentaneamente de manifestações culturais e dos rituais de sociabilidade antes parte do cotidiano.
Viabilizada com aporte financeiro do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, e contemplada no Programa Iberescena, a sétima edição do Primeiro Olhar – Festival Internacional de Artes Cênicas para a Primeira Infância apresenta uma vigorosa programação conectando grupos de artes cênicas do Distrito Federal e artistas latino-americanos de destacada excelência.
Entre 27 de novembro e 5 de dezembro serão realizadas 18 apresentações de 12 espetáculos de dança, teatro e música e duas exposições voltadas para o público da primeira infância. Parte da programação é exclusiva para a Creche Cantinho do Girassol, em Ceilândia; e as apresentações no Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul) podem ser conferidas pelo público em geral, com lotação de até 50 pessoas em cada uma – respeitados os protocolos de prevenção à Covid-19, com espaço entre os assentos prevendo o distanciamento social. O uso de máscaras é obrigatório. Todas as medidas de segurança estão no Decreto Nº 42.473, de 2 de setembro de 2021 do GDF e nos protocolos do Sesc/DF. Os ingressos custam R$ 20 e R$ 10 (meia) e podem ser adquiridos antecipadamente pelo e-mail: primeiroolharingressos@gmail.com.
A programação conta com criações de grupos locais, nacionais e internacionais: Cia. La Casa Incierta (Brasília/Espanha), Cia. Studio Sereia (Distrito Federal), Grupo Celeiro das Antas (Distrito Federal), Coletivo Criadouros (Distrito Federal), Coletivo Antônia (Distrito Federal), Coletivo Psoas e Psoinhas (Distrito Federal), Grupo Sobrevento (São Paulo), Cia. Teatro Al Vacío (México/Argentina), Amnia Lab Teatro (Chile).
A grade de atividades conta também com a Conexão Primeira Infância, um encontro internacional de programadores e artistas, brasileiros e estrangeiros, em mesas e debates sobre criações artísticas para a primeira infância, consolidando o Distrito Federal como um pólo pioneiro nacional no campo das artes para a primeira infância.
Além disso, integram a programação uma oficina de criação de brinquedos, com Gandy Piorksy (São Paulo); a exposição Aldeia Adormecida, de Gabriel Guirá (Distrito Federal); e Oficina Provocações Estéticas, com o grupo Amnia Lab Teatro, do Chile, sobre a importância da experiência estética nos primeiros anos da criança.
PROGRAMAÇÃO – ESPAÇO CULTURAL RENATO RUSSO (508 SUL):
27 de novembro
10h: Abertura das exposições e oficina/exposição com Gandhy Piorsky e Aldeia Adormecida, de Gabriel Guirá
11h e 16h: PULSAR / Cia Teatro Al Vacío (Argentina/México)
28 de novembro
11h e 16h: PULSAR / Cia Teatro Al Vacío (Argentina/México)
30 de novembro
15h: ACHADOUROS / Coletivo Criadouros (Brasil)
3 de dezembro
15h: BUBUIA / Coletivo Antônia (Brasil)
4 e 5 de dezembro
11h e 16h: VOO DE LUZ / Cia Amnia Lab (Chile)
PROGRAMAÇÃO – CONEXÃO PRIMEIRA INFÂNCIA
29 de novembro
17h: Abertura do Encontro Rede Vincular 2021 / Cia La Casa Incierta (Brasil/Espanha)
17h10: A beleza, o mundo e o Plano Nacional da Primeira Infância, com Carlos Laredo – Cia La Casa Incierta / Vital Didonet – RNP
18h10: Vincular: uma rede de criação cênica para os primeiros anos na América Latina, com Adrián Hernandéz e José Aguero – Teatro Al Vacío (Argentina/México) e Laura Szwarc – Akàntaros Asociación Cultural
30 de novembro
17h: Apresentação das Cias da Rede Vincular
18h: Apresentação da Rede FIBRA e programadores presentes. Mediação: Cirila Targhetta – Coletivo Antônia (Brasil)
1º de dezembro
17h: Diálogos investigativos entre as ciências e as artes: bebês nascem poetas?, com Carlos Laredo – Cia La Casa Incierta
17h20: Territórios acadêmicos e as artes para bebês: Performance Relacional, com Fernanda Paixão (Brasil)
17h40: Publicações e arte para as Infâncias: Revista CBTIJ / Cleiton Echeveste – CBTIJ / ASSITEJ Brasil
18h10: Conversa aberta sobre arte e os primeiros anos / mediação: Luiz André Cherubini – Grupo Sobrevento (Brasil)
2 de dezembro
16h: Provocações estéticas com os primeiro anos / Amnia Lab (Chile) – curso de três horas
PROGRAMAÇÃO – CRECHE CANTINHO DO GIRASSOL (CEILÂNDIA):
29 de novembro
15h: CAFÉ FRÁGIL / Cia La Casa Incierta (Brasil/Espanha)
1º de dezembro
10h: O FAROL / Cia Studio Sereia (Brasil)
15h: CANTO DO MEDO / Cia La Casa Incierta (Brasil/Espanha)
2 de dezembro
10h: PUPILA D’ÁGUA / Cia La Casa Incierta (Brasil/Espanha)
11h: O CONCERTO / Grupo Celeiro das Antas (Brasil
14h: AMANA / Coletivo Psoas e Psoinhas (Brasil)
3 de dezembro
10h e 11h30: TERRA / Grupo Sobrevento (Brasil)
ESPETÁCULOS:
Pupila d’Água
Cia. La Casa Incierta (Brasília/Espanha)
Direção, iluminação e dramaturgia: Carlos Laredo
Elenco: Clarice Cardell e Fernanda Cabral
Figurino: Val Barreto
Música: Queyi e Fernanda Cabral
lacasaincierta.com/por/creation/pupila-de-agua
Um espetáculo histórico de música e teatro, realizado pela companhia La Casa Incierta – que desde 2002, realizou mais de 800 apresentações desde em Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e em cidades de países como Bélgica, França, Espanha, Portugal, Holanda, Itália e Rússia. Pupila d’Água utiliza elementos de canto lírico, percussão com objetos cenográficos e vasos de cristal, além de um repertório de elementos teatrais e de dança. O espetáculo foi o vencedor do prêmio FETEN (2005) na Espanha e recebeu menção de honra pela ASSITEJ (Associação Internacional de Teatro para a Infância e Juventude) no Canadá, por conta de seus caráter inovador. A companhia foi premiada pelo Banco Interamericano Mundial em Washington em 2017 pela relevância internacional de sua obra.
Geometria dos Sonhos
Cia. La Casa Incierta (Brasília/Espanha)
Direção, iluminação e dramaturgia: Carlos Laredo
Elenco: Clarice Cardell
Figurino: Val Barreto
Música: Queyi
A história de uma pedra que queria ser nuvem para poder voar é o caminho poético apresentado em Geometria dos Sonhos.