24/05/2023, 22:37
Vinho na Vila – o maior festival de vinhos brasileiros
Uma jornada sensorial inigualável se aproxima. Entre os dias 26 a 28 de maio, o Casapark será palco do Vinho na Vila, o maior festival de vinhos brasileiros. Em sua segunda edição em Brasília, o evento com patrocínio do SEBRAE traz uma seleção exclusiva de mais de 200 rótulos, dos quais a maioria é produzida por produtores artesanais e pequenas vinícolas familiares em diferentes regiões do Brasil.
Ao todo, o Vinho na Vila receberá cerca de 25 vinícolas participantes do Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste. Além das pequenas bodegas, vinícolas tradicionais como a Miolo e a Casa Valduga (que estará presente com uma linha premium) também marcarão presença. Com cada vez mais destaque no cenário, o potente Cerrado Goiano não poderia ficar de fora. De clima seco e amplitude térmica favorável, o Cerrado oferece as condições necessárias para um cultivo de uvas de qualidade, pois os frutos amadurecem no ponto ideal para a elaboração da bebida. Produtores têm investido em tecnologias e conhecimentos vitivinícolas para aprimorar suas produções, resultando em vinhos que refletem a identidade do terroir local e se destacam nacionalmente pela expressividade aromática, equilíbrio e sabor único.
Direto do Município de Jaraguá, a Monte Castelo é uma das vinícolas que representará o Planalto Central no evento com vinhos nobres e de safras limitadas. Para os apreciadores de uva branca, a propriedade apresenta o leve e refrescante Monte Alba, o Sauvignon Blanc da casa, elaborado com controle de 13° e maturação de seis meses. Já para uma taça de tinto, o Syrah é um vinho encorpado com aromas de frutas negras, como amora, além de especiarias, como pimenta e mel. Uma experiência farm to table que vai ficar na memória.
Com produção na cidade goiana de Rianápolis, localizada no centro da Região Vale São Patrício, a Vinícola São Patrício também surpreenderá os paladares no Vinho na Vila. A propriedade foi fundada em 2019 a partir dos primeiros vinhedos de uva Syrah e utiliza a técnica da colheita de inverno, que consiste em fazer duas podas na videira.
Entre os rótulos da propriedade, o público do festival poderá degustar o Cauré. As uvas Syrah deste vinho nobre atingem a plena maturação dos cachos durante a colheita no inverno, resultando em uma bebida de corpo médio, com taninos macios e maduros, equilibrada acidez e um aroma frutado de frutas negras, acompanhado por notas de especiarias.
A Vinícola Serra das Galés também marcará presença na segunda edição brasiliense da maior feira de vinhos nacionais. A produção fundada em 2007 está localizada na cidade de Paraúna, no interior de Goiás, e produz mais de 300 toneladas de uva por ano. Além de suco 100% integral, as frutas da vinícola são destinadas à produção dos vinhos de mesa Cálice de Pedra – elaborados a partir de variedades das uvas Isabel, Violeta, Niágara e Lorena – e ainda dos finos Muralha e Tartaruga, produzidos com Touriga Nacional e Syrah.
Para harmonizar com os rótulos oferecidos, o público poderá experimentar sete tipos de queijos produzidos em São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Distrito Federal, que também estarão disponíveis para venda durante os três dias de realização do Vinho da Vila. Cerca de 15 expositores de artesanato com itens do universo do vinho e show de jazz à noite complementam a experiência.
Quem garantir o ingresso ganhará uma taça de cristal oficial do evento, uma ecobag e acesso a uma sessão de 3 horas de degustação dos vinhos nacionais. Durante a visita, o público poderá conversar com os produtores e especialistas para entender mais sobre as variedades e o processo de produção de cada um.