06/04/2019, 00:07
Você conhece as 3 fases da Resposta Sexual Humana?
VOCÊ CONHECE AS 3 FASES DA RESPOSTA SEXUAL HUMANA?
Qualquer que seja a prática sexual, ela segue uma sequência previsível de alterações fisiológicas que faz parte da resposta sexual humana.
A princípio essas fases eram conhecidas em duas importantes etapas, que envolvia o aumento dos órgãos sexuais através do sangue circulante que preenche os corpos cavernosos e depois o retorno a flacidez.
Na década de 70, chegou-se a um estudo aonde a resposta sexual teria apenas 3 fases: desejo, excitação e orgasmo. Onde o desejo seria a responsável por induzir uma sensibilidade nos órgãos sexuais e consequente libido e vontade sexual.
Com isso, sabemos que precisamos cuidar do nosso desejo para que o resto flua e aconteça tudo maravilhosamente bem, mas é óbvio que as outras fases também são muito importantes.
Os nossos sentidos; olfato, visão, tato, paladar e audição, podem provocar mudanças no nosso psicológico e também no nosso sistema fisiológico, que provocam os nossos desejos. Iremos falar sobre esses sentidos em colunas futuras.
Desejo: traz uma necessidade de satisfazer o que se quer e com isso nos impulsiona sexualmente. O desejo sexual é constituído por três componentes: impulso sexual, motivação sexual e vontade sexual. O desejo tem aspectos emocionais e psicológicos que determinam os instintos e os anseios que uma pessoa tem de realizar sexualmente.
Excitação: Como consequência da estimulação sexual (física, psíquica ou ambas) desencadeia-se a excitação sexual, que é a reação do nosso corpo, que fica em estado de agitação, febril, desencadeada pelo desejo. A vasocongestão leva a uma acumulação do sangue nos vasos sanguíneos dos órgãos genitais, a qual provoca alterações diferentes no homem e na mulher. À medida que a estimulação sexual aumenta, aumenta também a excitação e surgem outras respostas físicas. Nas mulheres, o primeiro sinal de excitação sexual provocado pela vasocongestão das paredes vaginais é o surgimento da lubrificação e nos homens a ereção.
Orgasmo: enfim ele chega para finalizar a resposta sexual humana correspondendo ao momento de maior prazer sexual, onde se atinge o ápice. É uma sensação intensa de prazer que é acompanhada de uma série de reações fisiológicas. Orgasmo é uma reação que se alastra e que provoca contrações musculares e sensações de prazer em todo o corpo. Do ponto de vista fisiológico, durante o orgasmo, dá-se um aumento do ritmo da respiração e dos batimentos cardíacos e ocorrem contrações rítmicas dos músculos da zona pélvica.
Algumas mulheres podem ser multiorgásticas, isto é, podem sentir vários orgasmos sucessivos sem que diminua o seu nível de excitação sexual. No entanto, esta capacidade é muito variável e um grande número de mulheres nunca obteve orgasmos múltiplos.
É a fase mais curta, mas também é a mais intensa de todas as fases do ciclo de resposta sexual.
Naturalmente, que o orgasmo é muito mais do que apenas uma reação fisiológica e corporal. Proporciona sensações de prazer, sensações estas que são vividas pelas diferentes pessoas de diferentes formas.
Acompanhe este e outros assuntos na minhas redes sociais:
Site: www.delmaeusebio.com.br
YouTube: https://www.youtube.com/user/delmaeusebio
Instagram: http://www.instagram.com/delmaeusebio/
Fanpage: https://m.facebook.com/delma.eusebio/
Fique de olho nas minhas redes sociais e acompanhe as datas dos próximos cursos!
Tags: audição, desejo, desejo sexual, excitação, homens prazer, libido, mulheres, olfato, orgasmo, paladar, prática sexual, prazer sexual, sexo, tao