08/12/2021, 12:05
Websérie produzida em Brasília é premiada em festivais no brasil e no mundo
Mais uma estrela para o nosso pequeno asteróide
habitado apenas por mulheres fora de órbita. Planetelle acaba de ganhar o Prêmio de Melhor Ideia Original, no
Rio WebFest, 2021. Este é o terceiro prêmio que a websérie, produzida em
Brasília, ganha pelo mundo afora este ano.
Criada, dirigida e estrelada por Felícia Johansson – reconhecida diretora de teatro –, e co-estrelada pela sua filha, a atriz Clarisse Johansson, a websérie foi premiada em julho na Mostra Oficial do Toronto Webfest (Toronto, Canadá), onde arrebatou o prêmio ‘Women’s Spotlight’ , voltado para trabalhos criados e dirigidos por mulheres. Neste mesmo festival, Planetelle foi indicada ainda aos prêmios de Melhor Atriz, Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Desenho de Som.
Em agosto passado, Planetelle recebeu três indicações no Seoul Webfest (Coréia do Sul) e acabou ganhando o prêmio de Best Science Fiction (Melhor Ficção Científica). As hilárias desventuras vividas pelas andróides (porém super-humanas) Kali-X e Auri -L para encontrar suas mães não param por aí. Planetelle já está selecionada para outro festival na Sicília (Itália)…Mamma Mia!!!
O sucesso em festivais e nas redes impulsionou a produção da websérie a começar a estabelecer parcerias com produtoras de videos e canais de streaming para produzir uma segunda temporada.
Planetelle é um planeta exclusivamente habitado por mulheres e constantemente ameaçado por um apocalipse. Em um laboratório espacial, uma cientista farsante explora sua assistente, fazendo-a crer que ela é uma andróide. Por sua vez, a assistente sonha em salvar o planeta, encontrar sua verdadeira mãe e conhecer pessoalmente sua estrela favorita de TV, uma apresentadora gananciosa que deseja dominar os parcos recursos hídricos do planeta para vendê-los como refrigerante.
A série se passa em um futuro distópico do Planeta Terra, onde a natureza acabou, e com ela, os homens. Agora, são as mulheres que pilotam naves e colonizam planetas, embora a trama seja centrada na relação entre uma mãe tirânica e suas filhas rebeldes. Futurista e retrô, Planetelle explora o clássico clichê das gêmeas separadas ao nascer para satirizar um mundo dominado pelas tecnologias digitais, em que a natureza só existe nos sonhos de suas personagens.
A série funde linguagens e explora recursos digitais como o cromaqui , a dublagem e as stock images, para criar um universo deliberadamente fake mas ficcionalmente consistente. Entre ficção científica e comédia, Planetelle satiriza problemas globais contemporâneos, como o poder das grandes corporações, a influência da mídia e das celebridades, as lideranças políticas autoritárias e ridículas, as fake news e a real possibilidade de extinção da vida no planeta.
A primeira temporada de Planetelle pode ser vista no youtube, em 4 episódios, de 8 a 12 minutos cada, no canal Planetelle Serie
www.youtube.com.br/planetelleserie
Os episódios também estão no instagram/igtv, em formatos menores, de 3 a 4 minutos cada.
@planetelle.serie
SOBRE PLANETELLE
Com trilha composta por Alex Queiroz, contrabaixista da OSTNCS e músico de jazz, com longa trajetória na criação de músicas para cinema, dança e teatro, PLANETELLE se inspirou em séries americanas de TV da década de 70, satirizando o futurismo clean, o fascínio pelas viagens interplanetárias e os efeitos especiais utilizados na época. O tom de paródia e as habitantes desse pequeno planeta também vivenciam nossos problemas mundanos e bastante atuais: o poder das grandes corporações e da mídia, governantes estúpidos, crises ambientais e fake news.