19/09/2020, 16:08
Zoonoses vacinou mais de 180 mil cães e gatos em 20 meses
O Distrito Federal é referência nacional em cobertura vacinal contra a raiva em animais domésticos. Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que, em 2019, o DF tinha a maior proporção de domicílios do país com animais imunizados.
Parte dos bons resultados, deve-se ao esforço da Diretoria de Vigilância Ambiental em Saúde, a Zoonoses, que vacinou mais de 180 mil cães e gatos em 1 ano e oito meses.
Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), dos 477 mil domicílios com presença de algum cachorro ou gato no DF, 402 mil tiveram todos esses animais vacinados contra raiva nos 12 meses anteriores à data da entrevista. O percentual de 84,3% de pets vacinados é o maior do país.
Logo abaixo do DF, aparecem Rio de Janeiro e São Paulo com mais de 80% de cobertura vacinal, 83,6% e 81,1% respectivamente. A média brasileira, na área urbana, era de 75,7%, mas o índice chega a 58,7%, 54,2% e 51,5% em Roraima, Rio Grande do Sul e Acre, os últimos colocados da lista.
Em 2019, ano da pesquisa do IBGE, os servidores da Zoonoses vacinaram 167 mil cães e gatos em todo o DF. A maior parte deles, 149 mil, durante a campanha realizada entre agosto e setembro, na área urbana e também na zona rural (veja arte).
Mas, durante o ano todo, as equipes percorrem o DF para vacinar animais contra a raiva, especialmente em assentamentos, comunidades isoladas e locais mais vulneráveis para a circulação do vírus. Nesse trabalho de rotina, chamado de bloqueio vacinal, mais de 18 mil cães e gatos foram imunizados ano passado.
“Uma vez por ano a gente faz a campanha em todo o DF. É um dia festivo, como se fosse um Dia D, mas a prevenção é rotineira”, afirma o gerente da Zoonoses, Rodrigo Menna. Este ano, a campanha vai acontecer a partir de 3 de outubro. Por isso, os números ainda são menores do que os do ano passado: a vacina antirrábica foi aplicada em 14 mil gatos e cachorros até agora.
Vacina gratuita e anual
Donos de pets que quiserem vacinar os bichinhos de estimação, podem comparecer ao Centro de Controle de Zoonoses, que fica no Setor Noroeste, perto do Hospital da Criança, de segunda a sexta, de 9h às 17h. A vacina, gratuita, também está disponível no Núcleo de Vigilância Ambiental (Nuval) em 14 regiões administrativas.