19/01/2024, 11:07
Dia do Quadrinho Nacional em Brasília
Para comemorar o Dia do Quadrinho Nacional em Brasília, a Oto Livraria (302 Norte, bloco E, loja 39, subsolo), em parceria com o site Raio Laser – Quadrinhos Além (www.raiolaser.net), realiza em 27 de janeiro, sábado, de 13h às 18h, uma feira com a presença de quadrinistas do Distrito Federal, expondo e vendendo suas publicações. Na ocasião, será lançada a revista Wunder Toy Comics #3 – Super Battle Monsters, de autoria de Gabriel Góes – que na ocasião, às 16h30, participa também de um bate-papo com o toy maker Thiago Borne (Resinagem) e o jornalista Pedro Brandt sobre os diálogos entre as histórias em quadrinhos e os brinquedos independentes.
O público poderá encontrar na feira uma grande variedade de publicações autorais, com diferentes propostas estéticas e temáticas, com inspirações que passeiam pelos universos dos mangás, dos super-heróis e das graphic novels, em HQs de drama, humor e aventura. Além de Gabriel Góes e Thiago Borne, participam da feira: Bry Almeida, Euclides Neto, Fábio Paiva, Gauri, Jotape, Paulo Peres, Pedro D’Apremont, Pedro Ribeiro, Renata Rinaldi, Ricardo Diniz, Stéff, Tiago Palma, Waldenis Lopes e Wesley Samp.
Wunder Toy Comics
O mais antigo quadrinista de Brasília em atividade, Gabriel Góes é autor responsável por personagens como Billy Soco e Tiger Fist (em parceria com Oriol Barbera) e a publicação Vania e a turma de Anexia (com Pedro D’Apremont). Cocriador e editor de publicações do selo brasiliense Samba, produziu ainda quadrinhos para revistas independentes como Prego e Ragú e participou da residência artística (conduzida por Angeli e Laerte) que resultou no álbum Baiacu.
Desenhou adaptações para quadrinhos de duas obras de Nelson Rodrigues, Vestido de noiva e Beijo no asfalto, com roteiros de Arnaldo Branco, e desenvolveu artes conceituais e storyboards para filmes e publicidade. Produziu também ilustrações para revistas como Rolling Stone, Galileu e o jornal Correio Braziliense.
A graphic novel Mapinguari, ilustrada por Gabriel e roteirizada pelo cineasta André Miranda, foi contemplada com o The White Ravens 2021 International Youth Library, com a Cátedra Unesco Puc-Rio 2021, com o Prêmio Literário Biblioteca Nacional 2022 e foi uma das HQs finalistas do prêmio Jabuti em 2022. Sua mais recente empreitada, a revista Wunder Toy Comics, é um lançamento da editora Pé de Cabra.
Thiago Borne atua sob o pseudônimo Resinagem e é pioneiro na produção de brinquedos independentes e autorais no Brasil, com mais de cinquenta peças realizadas, tanto em resina quanto em vinil. Atuou em parceria com editoras e artistas do underground, como tatuadores, músicos, quadrinistas – caso de Gabriel Góes, tendo feito bonecos dos personagens Billy Soco, Tiger Fist e Mapinguari.
Inspirado nas estéticas do punk rock, do heavy metal e em filmes de terror, Resinagem atualmente foca seu trabalho em peças de vinil, o chamado “soft vinyl” ou “sofubi”, muito popular na produção de bonecos no Japão.
Sobre a data
O Dia do Quadrinho Nacional é tradicionalmente comemorado em 30 de janeiro por ser a data de publicação de “As aventuras de Nhô Quim ou Impressões de uma viagem à Corte”, pioneira HQ de autoria de Angelo Agostini, lançada na revista Vida Fluminense em 1869.