Menu

31/01/2024, 20:59

Mais de 200 pessoas com deficiência fortalecem o trabalho da Novacap

Há 25 anos, José Edson Vieira da Silva, deficiente visual, é responsável pela reciclagem no Viveiro I da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap). O auxiliar de serviços gerais de 53 anos é uma das primeiras pessoas com deficiência na empresa, uma trajetória que descreve com muito orgulho. “Nós, pessoas com deficiência, éramos barrados de trabalhar em outros lugares. Aqui na Novacap, colaboramos com a população da cidade e com a empresa, além de tirar o meu sustento e colaborar com o crescimento de todo o Distrito Federal”, conta o trabalhador. Zé Édson, como é chamado por muitos colegas, é uma das 213 pessoas com deficiência que integram o quadro de colaboradores da Novacap.

A maior parte deles, em atuação na Divisão de Manutenção de Áreas Verdes (Dimave). “Rotular as pessoas por uma condição, sem verificar a sua competência para exercer determinado cargo ou função, é limitante. Esses trabalhadores não executam serviços simples e capacitistas. Eles realizam atividades vitais para a companhia”, enfatiza o presidente Fernando Leite. De acordo com o gestor, algumas adaptações precisaram ser feitas para atender a esses trabalhadores.

“Não somente na estrutura, mas nos costumes. Por exemplo, em algumas áreas do Viveiro não pode haver tráfego de carros para que eles possam se deslocar sem perigos ou obstáculos. O vestiário deles é separado para que seus pertences permaneçam exatamente no lugar onde deixaram, tendo, assim, facilidade para encontrá-los posteriormente”, explica.