Menu

15/03/2023, 19:59

Ação do Projeto Novelas para Escutar

Mais que sensibilizar videntes, a ação a ser realizada pelos cegos e de baixa visão tem por objetivo mostrar ao poder público a necessidade de manter livres os trajetos já preparados para a circulação deles. Assim como aprimorar a instalação de tais equipamentos públicos, que têm por objetivo promover acessibilidade e dar a eles o direito de locomoção.

A ação será realizada neste sábado, dia 18 de março, das 14h às 16h, na Rodoviária Central do Plano Piloto. Serão percorridos três trajetos, as escadas da plataforma superior em direção à inferior, escada rolante da Estação Central do Metrô até a plataforma de acesso ao vagão e da Administração da Rodoviária até o banheiro mais próximo.

Na oportunidade, o grupo de cegos e pessoas de baixa visão irá conversar com os comerciantes, transeuntes e ambulantes. Nesta abordagem amistosa, a intenção é mostrar a importância de manter livres os pisos táteis e estar atento à passagem deles.

O Novelas para Escutar cria produtos artísticos em formato de radionovelas e de estética provocativa que os desvincula do paradigma da visualidade. O que se poderá admirar, são peças culturais concebidas e produzidas por pessoas cegas, com baixa visão e surdocegas, de tratamento estético próprio, onde as singularidades ganham protagonismo. E, mesmo tratando-se de obras artísticas idealizadas para seus pares, a comunidade de pessoas com deficiência visual, cabe o convite aos videntes a apreciarem uma estética única e instigante.

A proposta da iniciativa, fruto da experiência do Grupo Teatral no Escuro, o único na região no qual atuam exclusivamente pessoas DV, é dar visibilidade à produção cênica e interpretativa – onde a voz é explorada em sua potência expressiva – e dar luz e protagonismo ao movimento de artistas com deficiência em cena no Brasil, Artistas DEF. O projeto conta com fomento do FAC – Fundo de Apoio à Cultura do DF, selecionado na categoria específica para Arte Inclusiva.