22/06/2024, 14:46
Encontro Nacional de Mulheres na Capoeira acontece neste fim de semana em Brasília
Neste fim de semana, nos dias 21 e 22 de junho acontece no Distrito Federal o VI Encontro de Bambas, evento nacional de capoeira produzido por mulheres para capoeiristas de todos os gêneros e idades. Com apoio do Fundo de Apoio a Cultura, o evento acontece na região administrativa do Guará, no Salão Múltiplas Funções, próximo ao CAVE.
A ideia de produzir o Encontro surgiu em 2014 quando Michelle Santos, conhecida como mestra Michellinha, recebeu a corda de contramestre. “Queria fazer um evento de capoeira aberto a todos quando recebi a corda de contramestre. Pelo fato de ser mulher, tinha o desejo que fosse organizado somente por mulheres. Na época não conhecia muitas capoeiristas de outros grupos, mas as que somaram agregaram valores à nossa caminhada feminina na capoeira”, conta a mestra.
Estudos apontam que a partir da década de 70 o interesse da mulher pela capoeira aumentou consideravelmente. No Brasil, estima-se que 35% dos praticantes de capoeira são mulheres, porém o universo do esporte ainda tem predominância masculina.
Palestras e oficinas
O evento contará com palestras e oficinas de mulheres capoeiristas de todo o Brasil. Uma das palestrantes é Rosângela Costa Araújo, que é conhecida nas rodas como Mestra Janja, que fará uma palestra sobre “Capoeira como jogo na luta contra as discriminações e preconceitos”. “No Encontro de Bambas vou ministrar os conteúdos da capoeira angola, conforme os fundamentos da minha linhagem. Ou seja, apresentar como trabalhamos as várias linguagens da capoeira, corporais, musicais, históricos e filosóficos, unindo teoria e prática”, diz a Mestra.
Incentivo ao esporte
Em 2008, a capoeira recebeu o título de Patrimônio Cultural Brasileiro e desde 2014 é Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Também foi reconhecida como esporte no ano de 2016, o que permite ao capoeirista pleitear a bolsa atleta oferecida pelo Ministério dos Esportes.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA <<<<<
Sexta-feira
18:00 – Recepção dos participantes
18:30 – Abertura – Grupo SURDODUM
19:00 – Palestra – Capoeira utilizada como tecnologia social na República do Congo (CONTINENTE AFRICANO) – Mestra Nagô
19:40 – Workshop – Golpes desequilibrantes e movimentos acrobáticos – Mestra Michelinha
20:40 – Roda de Capoeira
21:30 – Jantar
22:00 – Termino das atividades
Sábado
08:45 – Recepção dos participantes
09:00 – Workshop – Capoeira e práticas corporais – Mestra Didi
10:00 – Workshop – Capoeira primitiva e ancestralidade – Mestra Kelly
11:00 – Workshop – Capoeira e superação – Mestra Mara
12:00 – Roda de Capoeira
12:30 – Intervalo para almoço
13:50 – Recepção dos participantes
14:00 – Palestra Capoeira como jogo na luta contra as discriminações e preconceitos – Mestra Janja
15:00 – Workshop – Dança afro e expressão corporal – Gisele Soares
16:00 – intervalo
16:30 – Workshop – Capoeira contemporânea – Mestranda Sinhá
17:30 – Roda de Capoeira
19:30 – Surpresa
19:40 – Jantar de confraternização
22:00 – Finalização do evento