Menu

02/06/2020, 21:12

Lockdown em regiões mais impactadas no DF

O avanço no número de casos e mortes da covid-19 em algumas regiões administrativas, como Ceilândia, Pôr-do-Sol, Samambaia e Estrutural, preocupa a equipe do Governo do Distrito Federal. A possibilidade de fechamento total dessas áreas — lockdown — não está descartada, apesar da medida ser considerada uma alternativa para casos extremos pelo Executivo. No entanto, qualquer decisão só deve ser tomada a partir da análise dos dados desta semana.

A avaliação do GDF é de que os casos aumentaram muito nessas regiões administrativas e de que parte significativa da população não cumpre as regras estabelecidas pelo governo para flexibilização das atividades comerciais, como o uso de máscaras, e as recomendações da Secretaria de Saúde. No domingo, uma força-tarefa do governo fez ações nessas quatro regiões com distribuição de máscaras, desinfecção de locais e fiscalização.

O governador do DF, Ibaneis Rocha, chegou a gravar um vídeo, apelando à população do Distrito Federal, em especial das regiões de Ceilândia, Sol Nascente, Samambaia e Estrutural, para que cumpram as medidas sanitárias.

No vídeo, o governador alertou que estabelecimentos comerciais que não seguirem as medidas estabelecidas poderão ser multados e até fechados.

Além da fala do governador, no domingo passado houve uma grande operação nessas quatro cidades com ações de desinfecção, distribuição de máscaras e fiscalização.