Menu

14/09/2021, 20:35

Mutirão reforça trabalho preventivo para as chuvas

Sofá, pneu, óleo de cozinha, restos de construção e comida, animais mortos são algumas das coisas encontradas dentro das bocas de lobo do Distrito Federal. Nesta equipes da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) iniciaram um mutirão de serviços preventivos para limpar os locais antes que o período chuvoso comece – facilitando o curso da água.

Dezoito reeducandos da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap), vinculada a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), e 17 funcionários da Novacap começaram a limpeza de bocas de lobo, desobstrução de redes de água pluvial e reposição de peças que estão danificadas – como tampas de bueiros – pela quadra 710 da W3 Norte.

Valdeir Cardoso, 40 anos, é funcionário de uma loja de construção na quadra há 22 anos. O morador de Planaltina acredita que esses serviços preventivos são essenciais para evitar danos causados por tempestades. “Onde eu moro não tem tanto alagamento como acontece no Plano Piloto, por isso é muito importante que sejam feitos esse tipo de trabalho antes das chuvas chegarem”, comenta.
Os serviços não começaram só esta semana. O trabalho da companhia é diário, principalmente na parceria com os polos do GDF Presente. O Departamento de Parques e Jardins (DPJ), por exemplo, executa várias ações preventivas há cerca de 90 dias. São mais de 20 equipes com 200 pessoas pelo Plano Piloto. “É a cidade que tem uma arborização mais antiga. Todos esses serviços têm o objetivo de evitar acidentes, mas vale lembrar que a força da ventania pode ser maior do que a resistência da árvore”, explica o diretor do DPJ, Raimundo Silva.