Menu

23/08/2024, 14:03

Secretaria de Trabalho e Instituto do Carinho abrem inscrições para curso gratuito de panificação e confeitaria

O Instituto do Carinho de Ceilândia, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal (SEDET), anuncia o lançamento do edital para o terceiro ciclo do projeto Pró-Comunidade de Capacitação. Este programa gratuito tem como objetivo oferecer treinamento em Panificação e Confeitaria para membros da comunidade. Com inscrições disponíveis no site oficial da SEDET (https://www.sedet.df.gov.br/) ou na própria sede do instituto – QNN 5, Conjunto O, Casa 15, Ceilândia Norte, a oportunidade é oferecida para pessoas a partir de 16 anos moradoras de Ceilândia e Sol Nascente. As inscrições ficam abertas até o dia 27 de agosto.

Com o propósito de fornecer cursos de qualificação gastronômica para essas comunidades, o projeto busca impulsionar geração de emprego, renda e foco no empreendedorismo, visando a inserção e a permanência no mercado de trabalho ou o estímulo ao empreendedorismo no setor gastronômico local.

As aulas, que abrangem todo o processo de panificação e produção de quitutes doces e salgados, serão realizadas na cozinha industrial do Instituto do Carinho, com turmas de até 30 alunos nos períodos da manhã e da tarde. No final, os alunos receberão a certificação, noções de marketing digital, empreendedorismo e orientação para o cadastro de emprego no setor de panificação.

De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do DF, Thales Mendes, o Pró-Comunidade não apenas proporciona novas oportunidades de emprego, mas estimula o surgimento de novos empreendimentos gastronômicos, impulsionando o desenvolvimento econômico e social da região, bem como a geração de emprego e renda.

“Estamos iniciando um novo ciclo de experiências e aprendizado, abrindo portas para o conhecimento, capacitando profissionalmente e promovendo descobertas que poderão levar à inserção no mercado de trabalho”, enfatiza.

Como anfitrião do projeto, o Instituto do Carinho, conhecido por seu trabalho de acolhimento institucional de crianças e adolescentes no DF, abraça esta oportunidade de integração com a comunidade local. Com um histórico de engajamento comunitário, empoderamento individual e transformação social, a equipe do instituto vê esta iniciativa como uma chance de acesso ao mercado de trabalho para as comunidades vizinhas.

O Diretor do Instituto do Carinho, Mc Arthur Camargo, destaca que o projeto representa um avanço significativo em direção à inclusão e ao fortalecimento da comunidade local. “Para nós, este projeto é mais do que uma simples oportunidade de capacitação. É uma verdadeira chance de integração comunitária, empoderamento individual e transformação social. A gastronomia não é apenas uma forma de arte culinária, mas também uma porta de entrada para o mercado de trabalho e o empreendedorismo”, celebra João.